Fortes ventos destroem lavouras no ES e podem afetar próxima safra de café. Veja previsão


A florada, uma das partes mais importantes da produção cafeeira tem sido prejudicada com os fortes ventos registrados nos últimos dias em alguns municípios do norte capixaba. Os cafeicultores estão preocupados com os prejuízos causados pelos ventos na produtividade da próxima safra de café. De acordo com levantamento do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), os registros nas estações meteorológicas oficiais de rajadas de ventos atingiram valores entre 40 e 60 km/h em vários pontos do Estado, números já previstos na última previsão do tempo.

Próxima safra de café pode ser prejudicada com fortes ventos

Como a maioria das lavouras estão no período da florada, que acontece geralmente na primavera, entre os meses de setembro e novembro, a força dos ventos registrados pode causar o desfolhamento das plantações de café e prejudicar a próxima safra.

Na fazenda Flor de Lis da cafeicultora Kissia Coutinho Campo Dal’Orto, em Linhares, os primeiros sinais de ventos fortes foram registrados há 15 dias atrás – com três dias seguidos de ventania – e mais três dias nesta semana. “Quem não perdeu muita folha ou já perdeu flor na primeira ventania, está perdendo muitas folhas nesta semana”, disse a produtora.

A propriedade tem 27 hectares de plantação de café, sendo que 20 hectares estão em produção e sete em formação. A estimativa da cafeicultora gira em torno de 20 a 30% de frustração de safra por conta das ventanias dos últimos dias.

“Fica uma sensação de muita insegurança para o próximo ano porque o café é uma cultura anual. Quando acontece um evento climático deste nível, completamente fora das nossas previsões, não há nada que se possa fazer para controlar. Com isso, devemos ter uma frustração sobre o volume da safra”, afirmou.

Veja a previsão para o regime de ventos nos próximos dias

Os registros de rajadas de vento atingiram valores entre 40 e 60km/h no Estado, conforme estava previsto na previsão do tempo, desde o último final de semana. Na manhã dessa segunda-feira, 29 de agosto, foram registradas chuvas em alguns momentos e rajadas de vento de moderada a forte, principalmente no litoral capixaba.

O Incaper afirmou que “a princípio não foram identificados recordes de rajadas de ventos no Espírito Santo, haja vista que, as caraterísticas desta frente fria apresenta-se em padrões normais de duração e intensidade no que diz respeito a chuva, frio e intensidade dos ventos”.

Com o deslocamento da frente fria para a direção do sul da Bahia, os ventos tendem a diminuir de intensidade no território capixaba ao longo desta semana. “Os ventos máximos devem atingir valores na escala moderada, entre 35km/h e 45 km/h, o que é normal para esta época do ano, principalmente durante a passagem de frente fria e massas de ar polar. Ventos desta magnitude não costumam provocar estragos e/ou prejuízos”, afirmou o estudo disponibilizado pelo Instituto.

Segundo o Incaper, a velocidade máxima de vento (rajadas em Km/h) apontadas nessa segunda e terça-feira (30) foram as seguintes:

Presidente Kennedy
29/08: 65,51 Km/h – 18h local
30/08: 42,48 Km/h – 13h local

Alfredo Chaves
29/08: 41,4 Km/h – 14h local
30/08: 38,52 Km/h – 8h local

Vila Velha
29/08:55,44 Km/h – 14h local
30/08: 50,4 Km/h – 4h local

Vitória
29/08: 51,48 Km/h – 15h local
30/08: 40,68 km/h – 2h local

Linhares
29/08: 62,64 km/h – 12h local
30/08: 60,84km/h – 12h local

São Mateus
29/08: 49,32 km/h – 15h local
30/08: 49,32 km/h – 16h local

Fonte: Agro Business


Postagem Anterior Próxima Postagem