Gripe do tomate: conheça a doença que já infectou mais de 100 crianças


O aumento no número de casos da Gripe do Tomate tem preocupado autoridades indianas. Até o momento, apenas crianças foram infectadas pelo vírus que, segundo cientistas, ainda é desconhecido.

Segundo pesquisadores, a gripe do tomate pode ter relação com um efeito posterior da chikungunya e da dengue em crianças e não necessariamente por uma infecção viral.

De acordo com os autores do artigo "Surto de gripe do tomate na Índia", publicado recentemente na revista científica The Lancet, os sintomas da nova infecção são semelhantes aos da dengue, como febre alta, erupções cutâneas e forte dor nas articulações.

Em contrapartida, os cientistas também levantaram a hipótese de a doença ter sido causada por uma nova variante do vírus responsável pela doença mão-pé-boca, que atinge principalmente crianças.

De acordo com a publicação, até o momento a doença tem infectado apenas crianças e o maior número delas está no estado de Kerala, onde 82 crianças menores de 5 anos foram diagnosticadas entre 6 de maio e 22 de julho deste ano.

No estado de Odisha, 26 crianças com idades entre 1 e 9 anos foram infectadas, segundo o Centro Regional de Pesquisa Médica em Bhubaneswar.

Infecção não tem relação com o consumo de tomate

Os autores do artigo reforçam que a doença não possui relação com o consumo do tomate. A escolha do nome se deve à aparência das feridas dolorosas e avermelhadas em formato de bolha que se formam na pele durante a infecção e que, gradualmente, podem chegar ao tamanho de um tomate.

“Tal como acontece com outras infecções virais, outros sintomas incluem fadiga, náuseas, vômitos, diarreia, febre, desidratação, inchaço das articulações, dores no corpo e sintomas comuns semelhantes aos da gripe, que são semelhantes aos manifestados na dengue [...] A gripe do tomate é uma doença autolimitada e não existe nenhum medicamento específico para tratá-la”, consta na publicação.

Doença é classificada como "muito contagiosa"

Segundo pesquisadores, a gripe do tomate está sendo classificada como "muita contagiosa". A recomendação é que seja feito um isolamento de até sete dias, que serão contados desde o início dos sintomas. A profilaxia serve tanto para casos confirmados, quanto para casos suspeitos.

“Dadas as semelhanças com a doença mão-pé-boca, se o surto de gripe do tomate em crianças não for controlado e evitado, a transmissão pode levar a sérias consequências, espalhando-se também em adultos”, aponta o artigo.

Os cientistas também afirmam que, até o momento, não existem medicamentos ou vacinas disponíveis para o tratamento e proteção contra a gripe do tomate.

Fonte: Portal R7


Postagem Anterior Próxima Postagem