IV Festa da Cappitella em Nova Venécia terá Tombo da Polenta. Confira programação

Aula Show com os chefs Danilo Amaral e Juarez Campos, Banda Toni e Boni, de Venda Nova do Imigrante, atrações de Santa Catarina, Tombo da Polenta, e desfile com carros alegóricos pelas ruas da cidade, são algumas das trações que prometem movimentar o município veneciano


A IV Festa da Cappitella, que será realizada em Nova Venécia, nos entre os dias 25 a 28 de agosto, promete trazer muita animação, em uma festividade voltada para as origens italianas. Sendo uma realização da Associação da Festa da Cappitella (Afecapi), o presidente da entidade, Pedro Destefani, relata o objetivo do evento. 

“A Festa da Cappitella é um evento que tem como objetivos fundamentais a valorização da identidade sócio-cultural de nossa gente, a qualificação de nossa gastronomia e a geração de emprego e renda. Essa festa surgiu a partir da união das palavras: Cappelletti e Tagliatella, dois pratos típicos da culinária italiana, que os imigrantes trouxeram quando chegaram a Nova Venécia, em 1888. É uma festa em que se procura resgatar e valorizar todo esforço e sofrimento dos imigrantes italianos, que por aqui chegaram . É um momento das famílias venecianas e de outras comunidades do nosso estado, onde durante estes quatro dias, poderão apreciar desde a nossa saborosa gastronomia, shows e manifestações culturais”, fala.
Com programação que começa com a Quinta Gourmet, haverá aula show, com Danilo Amaral, que irá apresentar ao vivo como é feito o polvo na manteiga de gengibre, com arroz meloso de panceta e tomate e crocante de tapioca com bacon.

Já o chef Juarez Campos irá produzir uma taiadela com carne de sol, com creme de abóbora e requeijão.

Seguindo, a Serenata Veneziana, que foi sucesso na edição anterior, vai percorrer as ruas do centro da cidade, com participação do Grupo de Canção Italiana, Augusto Zaché.

Um dos pontos altos da festa, o Carrettino Della Cappitella, que é um cortejo cultural com as famílias em seus carros alegóricos e distribuição de comidas típicas, será no sábado (27), com saída da rua Ernesto Ayres Farias, percorrendo o centro da cidade e chegando à Praça Adélio Lubiana.

A tradicional Missa Italiana será no domingo, dia (28), na Matriz São Marcos, com padre Hélio Savoia, e participação do Coral Italiano IMITAJ, de Jaguaré, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Rede Notícia e Rádio Nova Onda FM.

A festa italiana ainda terá o Barchettino, que será um momento onde barqueiros inscritos vão fazer seus desfiles, com seus barcos decorados, pelo Rio Cricaré. O evento vai proporcionar dois dias de momentos de passeios de barco, que estarão sendo vendidos os bilhetes durante a festa. Ainda, o Tramonto Kiri Kere, que terá Adeomir Adeodato, que fará apresentação em um barco, pelo Rio Cricaré, tocando saxofone, com canções italianas.

Um dos momentos também de destaque, será a estréia do Tombo da Polenta, que promete muita emoção. O evento terá concentração e praça de alimentação na Praça Adélio Lubiana, no centro.

Confira a programação:

QUINTA-FEIRA (25 de agosto)

16:h – Abertura praça de alimentação – Festival Gastronômico.

17h- QUINTA GOURMET – AULAS SHOWS

18h - Aula Show com o Chef DANILO AMARAL / Chef CIRLEI BENINCÁ. Prato – Polvo Grelhado na manteiga de gengibre com arroz meloso, panceta e tomate com crocante de tapioca e bacon.
 
19h- Aula Show com o Chef JUAREZ CAMPOS / Chef CIRLEI BENINCÁ. Prato – Tagliatelle com carne de sol com creme de abóbora e requeijão

19h50 - Aula Show com o Chef FRANCISCO PINHEIRO / Chef CIRLEI BENINCÁ. Prato Linguiça de camarão, feijão verde e limão siciliano.

20h40 - Aula Show com a Chef MONICA RANGEL / Chef CIRLEI BENINCÁ. Prato – Arroz caldoso puta milionária veneciana

21h30 - Aula Show com a Chef ARIELLA BRASIL / Chef CIRLEI BENINCÁ. Prato – Torrones, doce típico do norte da Itália

22h - Show cultural moda de viola com a dupla Roger e Jadir Capucho

01h- Encerramento

SEXTA-FEIRA (26 de agosto)

16h - Abertura Praça de Alimentação - Festival Gastronômico

19h - SERENATA VENEZIANA – Grupo de Canção Italiana "Augusto Zaché"

Concentração e saída da rotatória entre a Rua Colatina e Ernesto Ayres Farias, passando pelas Ruas Goitacazes, Riacho, Praça Jones Santos Neves, Av. Vitória, Ponte Cristiano Dias Lopes, Av. São Mateus, Praça Adélio Lubiana. OBS: os participantes devem usar máscaras do Carnevaledi Venezia.

19h - Palco Praça de Alimentação – Show com Mirano Schuler & João Augusto.

20h30 - Apresentações Culturais: Gruppo de Ballo Bambinidi Tutti i Colori - Nova Venécia, Grupo de Canção Italiana "Augusto Zaché" – Nova Venécia.

21h30 - ABERTURA OFICIAL DA 4ª FESTA DA CAPPITELLA

22h - Palco Praça de Alimentação – Banda Brasitália – Santa Tereza

01h30 - Encerramento.

SÁBADO (27 de agosto)

08h30 - Concentração do CARRETTINO - Rua Ernesto Ayres Farias/Rua Colatina.

9h30 - SAÍDA DO CARRETTINO DELLA CAPPITELLA da Rua Ernesto Ayres Farias, passando pelas

Rua Colatina, Av. Vitória, Praça Jones Santos Neves, Ponte Cristiano Dias Lopes, Av. São Mateus, Praça AdelioLubiana. O CARRETTINO é um cortejo cultural de valorização da família veneciana. Ao longo do percurso teremos carros alegóricos e distribuição de bebidas e comidas variadas.

11h30 - Praça Adélio Lubiana – Chegada do Carrettino - Festival Gastronômico – Almoço: Cappelletti, Tagliatella, Polenta, Linguiça, Queijo, Panzerotto, Calzone, Gnocche, Pão com Linguiça, Mini Pizza, Pastel de Polenta, Espetinho, Chopp, Vinho e Cerveja.

11h30 - Apresentações Culturais – Grupos de Dança: Gruppo Italiano Tutti Buona Gente  -Centro de Convivência do Idoso de Nova Venécia, Gruppo di Ballo - Nova Trento - Guaraná/Aracruz, Gruppo Folkloristico Piccolo Pavone – Vila Pavão, Gruppo de Ballo Bambinidi Tutti i Colori – Nova Venécia, Grupos Tradizione e Belle Ragazze de Marilândia.

15h00 - Show com a Banda Toni e Boni - Venda Nova do Imigrante.

16h30 - TRAMONTO KIRI KERE – com Ademir Adeodato no Rio Cricaré

18:h - Show com João Pedro e Banda.

20h - Show com a Banda RobadiCiodi - Nova Veneza/Santa catarina.

20h30 - Apresentação projeto Carnevaledi Venezia – Nova Veneza – Santa Catarina

22h30 - Show Gruppo ItaliAMO - Nova Venécia

2h - Encerramento

DOMINGO (28 de agosto)

07h30 - MISSA ITALIANA presidida por Padre Hélio Savoia e cantada pelo Coral Italiano AMITAJ de Jaguaré – Matriz de São Marcos com transmissão ao vivo pela Rede Notícia de Comunicação e Radio Nova Onda FM

08h- LARGADA GIRO DA CAPPITELLA – Área de Proteção Ambiental Pedra do Elefante/Gameleira – Circuito Cappelletti e Circuito Tagliatella – Organização circuito Eco Saúde Gameleira

9h30 - BARCHETTINO - Passeio de barcos, botes e Kaiak no Rio Cricaré, com a participação da Charanga di Venezia, saindo das imediações da Cesan/Manula/Cirilo até a Ponte Cristiano Dias Lopes

10h30 - Festival Gastronômico – Almoço: Cappelletti, Tagliatella, Polenta, Linguiça, Queijo, Panzerotto, Calzone, Gnocche, Pão com Linguiça, Mini Pizza, Pastel de Polenta, Espetinho, Chopp, Vinho e Cerveja

10h30 - TOMBO DA POLENTA

11h30 - Show Banda Giocodi Mora - Alfredo Chaves

13h - Apresentações Culturais: Gruppo de BalloBambinidi Tutti i Colori – Nova Venécia, GruppoFolkloristico do CirculoTrentini de Santa Tereza e Gruppo Folkloristico Infanto Juvenil Piccolo Pavone – Vila Pavão

14h30 - Show com a Banda RobadiCiodi – Nova Veneza/Santa Catarina

16h30 - Show com Ricardo Boa e Banda

19h - Show com Luciano Daré

20h30 - Encerramento

Da Redação com informações Organização do Evento


Postagem Anterior Próxima Postagem