NORTE DO ES | Incêndio destrói parte de memorial de comunidade quilombola; suspeita é de ataque criminoso


Para a mestre de jongo da comunidade, a suspeita é que o incêndio tenha sido criminosos. Imagens religiosas foram destruídas.

Incêndio destrói parte de memorial de comunidade quilombola no norte do ES. Imagens religiosas que estavam no jongo foram destruídas. — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Um incêndio destruiu parte do Ponto de Memória Jongo de Santa Barbára, localizado na comunidade quilombola Linharinho, em Conceição da Barra, norte do Espírito Santo.

De acordo com a mestre do jongo, Gessi Cassiano, o incêndio aconteceu entre a noite de segunda (8) e madrugada de terça-feira (9). Para ela, a suspeita é tenha sido um crime de intolerância religiosa.

"Quando eu cheguei ao ponto de memória, o que eu encontrei foi a destruição. O fogo não veio de dentro pra fora. O fogo veio de fora pra dentro. Pelo que a gente está vendo, eu acho que foi uma intolerância religiosa, um ataque de vandalismo. Eu penso nos meus netos, nos meus filhos... Se já estamos nessa década e passando por isso, imagina no futuro...", disse Gessi Cassiano.

O memorial é considerado um espaço cultural que reúne a comunidade do Linharinho e já foi premiado com recursos do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura) para manutenção e difusão de suas atividades.

As imagens religiosa de Xangô e Santa Barbára, padroeira da comunidade, foram destruídas e parte do local danificado. O memorial precisou ser interditado devido ao risco do teto desabar.

Para minimizar os impactos, foi colocado uma escora a fim de segurar o telhado. Apesar da destruição causada pelo incêndio, a mestre Gessi disse que não vai deixar de preservar as tradições da comunidade.

"Eu não vou parar. Por tudo que eu já passei e ainda passo, não vou parar. Não sei o que eu sinto. É uma falta de respeito com o nosso povo", falou Gessi.

Investigação

O secretário municipal de Cultura de Conceição da Barra, Adilson Poeta, prestou solidariedade à comunidade e disse que a prefeitura se colocaria à disposição para que melhores respostas sejam encontradas sobre este caso.

A Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult) informou que, nesta quinta-feira (11), uma equipe visitaria o Ponto de Memória Jongo de Santa Bárbara para prestar apoio, solidariedade e buscar caminhos para a recuperação do patrimônio.

A pasta disse ainda que vai acompanhar apuração dos fatos e dar todo suporte na recuperação do Ponto de Memória Jongo de Santa Bárbara.

Questionada sobre o caso, a Polícia Civil disse o caso segue sob investigação da Delegacia de Polícia de Conceição da Barra que solicitou perícia no local do incêndio, para identificar se se trata de incêndio criminoso.

Fonte: G1 ES


Postagem Anterior Próxima Postagem