O que é o ‘desafio do desodorante’ que matou uma criança de 10 anos


Na última quinta-feira, 25 de agosto, uma criança de 10 anos foi a nova vítima do ‘desafio do desodorante’, uma das competições perigosas que circula nas redes sociais já há alguns anos.

João Victor Santos, de 10 anos, chegou a ser atendido pelo SAMU em Belo Horizonte (MG) após inalar o aerossol do produto, composto por substâncias químicas como álcool, éter e alumínio. A criança teve um quadro de parada cardiorrespiratória e não resistiu.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) está investigando o caso e, conforma a nota divulgada à imprensa, também não descarta a possibilidade de que o garoto estivesse cumprindo o desafio.

O que é o desafio do desodorante?

Ganha a “brincadeira” quem conseguir inalar o aerossol por mais tempo. Vale alertar os pais que a competição costuma ser realizada especialmente por crianças e adolescentes, que depois compartilham o conteúdo na internet.

“Têm várias formas de fazer esse desafio, sempre inalando o produto. O João inalou dentro do guarda-roupa. Quando o irmão abriu a porta ele (João Victor) caiu”, disse a avó do menino ao G1.

Segundo o Estado de Minas, em 2018 ocorreu um caso parecido, em que uma criança de 7 anos morreu ao tentar fazer o mesmo desafio em São Bernardo do Campo (SP).

Vale destacar que brincadeiras como essa infelizmente não são novas. Veja o ‘Jogo da Baleia Azul’, por exemplo, que surgiu na Rússia e foi destaque em 2019 por incentivar a agressão e o suicídio de adolescentes.

“Peço para que todos olhem e tomem cuidados com seus filhos. A internet oferece muitas coisas boas, mas também tem coisas ruins. Se a gente não tomar cuidado, vai acontecer cada vez mais”, comentou o pai de João, Fabiano Teixeira Santos, em entrevista ao jornal local O Tempo.

Fonte: Olhar Digital

Postagem Anterior Próxima Postagem