Preço do litro do leite sobe mais de 70% em um ano

Vilão da inflação, o produto segue aumentando enquanto outros itens de café da manhã desaceleram

Prateleiras de leite em supermercado no Catumbi. Item está 20% mais caro Pedro Kirilos/Agência O Globo

O IPCA-15, que será divulgado amanhã, deve mostrar deflação, puxado pela redução dos preços dos impostos de combustíveis e energia. Porém, a inflação dos alimentos continua preocupando. A inflação dos alimentos deve terminar o ano em 12%, na avaliação do economista José Roberto Mendonça de Barros, mesmo com a queda para um digito da inflação geral.

Na ponta de venda, nos supermercados, já nota-se uma estabilização nas altas nos últimos meses, depois de um começo de ano com alta aceleração dos repasses de preços, segundo estudo mensal Radar Scanntech, plataforma de dados do varejo.

Segundo o relatório, o arroz segue em deflação, enquanto o café e outras commodities tiveram desaceleração das altas. Mas o leite segue aumentando, atingindo o ápice de 72% de aumento versus julho de 2021. Segundo o estudo, julho teve performance de vendas superior à média no ano (+ 12,7% vs 9,7%), sendo o mês com maior patamar de vendas.

De acordo com Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech, depois da aceleração de preços observada em março/abril, os aumentos de preços estabilizaram em torno de 17% no acumulado de 12 meses. Os repasses ainda estão altos, mas pelo menos pararam de acelerar.

Fonte: Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem