Prefeitura de Jaguaré realiza entrega de alimentos do Programa CDA


A Prefeitura Municipal de Jaguaré, por meio da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social – Setades e o Incaper, iniciou nesta terça-feira, 30, a participação no programa do Governo do Estado Compra Direta de Alimentos – CDA. O programa visa possibilitar o acesso à alimentação de qualidade para as famílias em situação de insegurança alimentar (cadastradas e atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social - Cras e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas) e promover o fortalecimento da Agricultura Familiar no município.

Estímulo à economia

Em Jaguaré o programa vai atender 50 famílias que vão receber os alimentos de 22 agricultores familiares. O prefeito Marcos Guerra, a primeira dama Vera Backer e o Secretário de Assistência Social Atevaldo Inácio Gabriel, o Zico, estiveram presentes na conferência e organização dos alimentos entregues pelos agricultores nesta manhã. Na parte da tarde, os alimentos foram entregues às famílias cadastradas. O prefeito Marcos Guerra destacou o caráter solidário do programa.

“O que nós queremos com essa ação é beneficiar as famílias que necessitam dessa ajuda e, ao mesmo tempo valorizar nossos agricultores familiares. Dessa forma estamos possibilitando alimentação de qualidade com produtos básicos para dezenas de famílias e fortalecendo a Agricultura Familiar, além de estimular a economia do município, pois, o recurso chega nas mãos do produtor rural e será reinvestido aqui mesmo em Jaguaré”, afirmou Marcos Guerra.

Fortalecimento social

O Secretario de Assistência Social, Atevaldo Inácio, destacou que o projeto “vai contribuir para a geração de renda extra para aos agricultores familiares, fortalecendo o setor, bem como, beneficiando entidades e famílias que necessitam dos alimentos, diminuindo assim, a insegurança alimentar”.


A moradora do Bairro Seac Micheli Ricardo de Souza ressalta o quanto é importante o projeto em sua vida. “Depois que eu comecei a receber o apoio do Cras minha situação melhorou quase 90% em meu lar. Hoje eu já consigo deitar minha cabeça no travesseiro e descansar mais tranquila, por saber que minhas três filhas têm comida de qualidade na mesa e feliz também por esse projeto que está ajudando mais pessoas no município” destacou.

Cadastro

O Cras e o Creas já selecionaram as famílias que irão receber esses alimentos, através de uma avaliação feita pelos assistentes sociais baseada na atualização dos cadastros. A Secretaria informa que outras famílias serão incluídas no programa durante o ano e que, portanto, determinados grupos familiares podem não receber todos os meses.

É importante ressaltar que as famílias que foram selecionadas são aquelas que mais necessitam do benefício, nessa primeira etapa. A lista de beneficiados pode ser rotativa, por isso, é importante manter o cadastro atualizado no Cras e no Creas para que os assistentes possam entrar em contato com as famílias selecionadas para receber os alimentos.


  

Fonte: PMJ


Postagem Anterior Próxima Postagem