Privada sustentável transforma fezes em cinzas e faz com que urina seja purificada

Segundo a empresa sul-coreana, os resíduos sólidos são "desidratados, secos e queimados em cinzas", e os líquidos, "tratados por meio de um processo de purificação biológica"

Protótipo de banheiro reinventado da Samsung Divulgação / Samsung Eletronics

"Reinventando o Banheiro", projeto que pretende transformar a eliminação dos dejetos humanos em um processo mais sustentável, feito em parceria entre a Samsung Electronics e a Fundação Bill & Melinda Gates, foi concluído após cerca de três anos em desenvolvimento. O anúncio foi realizado em evento no Instituto Avançado de Tecnologia da Samsung (Sait), braço de pesquisa da empresa, na cidade de Suwon, na Coreia do Sul, e, no último dia 16, o vice-presidente da Samsung Electronics, Jay Y. Lee, reuniu-se com Bill Gates para "debater ideias sobre iniciativas globais de contribuição social".

A iniciativa, de acordo com comunicado da Samsung divulgado nesta quinta-feira, resultou em um protótipo de "banheiro seguro" e "projetado para uso doméstico". O trabalho começou a ser desenvolvido em 2019 no Sait, com apoio da fundação. A nota informou ainda que os testes do protótipo foram bem sucedidos, sendo energeticamente eficiente e com capacidade para tratamento de efluentes.

As novidades que o banheiro reinventado traz são o tratamento térmico e bioprocessamento para matar patógenos de resíduos humanos e tornar os efluentes e sólidos liberados seguros para o meio ambiente. O sistema permite, segundo a Samsung, que "a água tratada seja totalmente reciclada" e, enquanto os resíduos sólidos sejam "desidratados, secos e queimados em cinzas", os líquidos sejam "tratados por meio de um processo de purificação biológica".

De acordo com a Organização Mundial da Saúde e o UNICEF, cerca de 3,6 bilhões de pessoas são forçadas a usar instalações sanitárias inseguras, o que resulta na morte de meio milhão de crianças menores de 5 anos anualmente devido a doenças diarreicas causadas pelo acesso limitado a água potável e higiene.

Jay Y. Lee, vice-presidente da Samsung Electronics, e Bill Gates, copresidente da Fundação Bill & Melinda Gates — Foto: Divulgação / Samsung Eletronics

A Samsung afirmou que planeja oferecer licenças isentas de royalties de patentes relacionadas ao projeto para países em desenvolvimento durante a fase de comercialização. Junto com a fundação, disse que pretende ainda identificar parceiros da indústria dispostos a comercializar a tecnologia, depois de tornar o projeto mais eficiente para produção em larga escala.
Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem