Professor de Nova Venécia vence edital e recebe R$ 12 mil para execução de projeto

Matéria redigida pela Assessoria de Comunicação Prefeitura de Nova Venécia


Na última sexta-feira (12), a Prefeitura de Nova Venécia recebeu do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a informação de que a Secretaria Municipal de Educação (Seme) foi classificada, por meio do projeto “I Mostra Científica EMEF Veneciano”, em edital da instituição, para o qual o professor vencedor, Daniel Bolsanello Belcavello receberá o valor de R$ 12 mil para sua execução.

A notícia foi recebida com muita euforia pelos envolvidos. A secretária municipal de Educação, Wanessa Sechim, comemorou muito a vitória da unidade de ensino junto ao professor e a diretora escolar. “Nós incentivamos esta ação desde o início, quando proporcionamos a ida de uma servidora da Seme para a Formação de Gestores de Feira de Ciência em Vitória, posteriormente, quando o professor de ciências, o qual vem realizando um trabalho de destaque na rede, se inscreveu no edital e agora com a classificação da CNPq. A Seme não mediu esforços para alcançar essa conquista em todas as suas fases”, afirmou a gestora.

Depois que o professor da rede municipal, que leciona na EMEF Veneciano, na EMEF Adalton Santos e na EMCOR Gaviãozinho, se inscreveu no edital aberto em 02 de junho, ele contou com colaboração da responsável pela formação continuada na Seme para elaboração do projeto, sob orientação do coordenador geral da Feira de Ciências do Norte Capixaba (Fecinc) e submeteram o trabalho ao edital da CNPq, em 04 de julho deste ano.

Segundo o professor vencedor do edital, a notícia da aprovação do projeto pelo CPNq, para realizar a I Mostra Científica EMEF “Veneciano”, foi recebida com imensa alegria. “Buscamos, com este trabalho, estimular a percepção do papel da ciência na sociedade, abrindo espaço para que os alunos compartilhem o conhecimento adquirido em sala, desenvolvendo a investigação e a criatividade através de práticas científicas. Esperamos que, com a realização deste tipo de evento pela primeira vez no município, outras escolas se espelhem e possam aderir à ideia nos próximos anos, para a construção de uma educação atraente, que envolva o aluno e desenvolva o protagonismo em suas ações”, declarou o docente.

A técnica pedagógica, responsável pela formação continuada da Seme, Eglieni Trevezani, esteve em Vitória, em abril, para formação de gestores, que é uma iniciativa da Fecinc e do Instituto Tekoá, organização sem fins lucrativos que tem como missão a melhoria da educação básica brasileira por intermédio da educação científica de crianças e adolescentes. Na ocasião, a servidora adquiriu conhecimentos necessários para coordenar feiras de ciências.

“Um projeto de feira de ciências não é necessariamente algo que se aproxima de física, química, biologia ou matemática, mas algo pautado no uso do método científico, para que a gente possa construir uma série de caminhos, que permitam resolver um problema, por mais simples que seja, e, a partir de soluções simples, os alunos possam se tornar protagonistas, descobrir novos problemas, adotar novas metodologias e caminhar pela ciência”, explicou o idealizador da feira, o professor Thiago Rafalski Maduro, do campus de São Mateus, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

O diretor do Instituto Tekoá, Eros Frederico da Silva, disse que espera por mais resultados positivos por meio da parceria com as redes de ensino. “Nosso objetivo é impactar as regiões onde atuamos e estamos muito felizes de ver o resultado do nosso trabalho no Espírito Santo. Em Nova Venécia, em especial pela dedicação do professor da rede municipal, que se empenhou na escrita do projeto contemplado. Nós estivemos presente em cada etapa e comemoramos essa conquista como se fosse nossa também”, afirma o diretor de pesquisa e co-fundador da Tekoá.

A “I Mostra Científica EMEF Veneciano” consiste na realização de atividades de realização de trabalhos científicos de estudantes, em equipes ou individualmente, e a produção de peça de teatro, no intuito de favorecer a divulgação e popularização da ciência, bem como despertar o interesse das pessoas sobre aspectos específicos da ciência e sua história.

As apresentações serão abertas a todas as escolas municipais e estaduais de Nova Venécia – ES e acontecem nos dias 17 e 18 de novembro. O tema adotado será o “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022, evento sob a responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O professor de ciências da rede e a responsável pela Formação Continuada da Seme, que orientou a elaboração do projeto

Membros da equipe de execução do projeto, todos servidores da Seme

Fonte: Ascom / PMNV


Postagem Anterior Próxima Postagem