Quem é a costureira do ES que conquistou mais de 1 milhão de seguidores com vídeos de humor


A capixaba Maria Aparecida Telles, de 55 anos, é um fenômeno nas redes sociais, onde já soma mais de 1 milhão de seguidores. A proeza, ela conquistou postando vídeos de humor. Moradora do município de Cariacica, na Grande Vitória, viralizou no TikTok e em outras plataformas com o seu conteúdo de humor: A Diarista Cyda e a Patroa.

A costureira contou ao Folha Vitória que começou a gravar vídeos por diversão na rede social assim que a pandemia começou. Segundo ela, no início, tudo não passava de uma brincadeira ao fazer dancinhas com familiares no aplicativo.
"Me empolguei, gostei do negócio e comecei a fazer dublagens, porque eu não gostava das dancinhas, eu gostava das dublagens, principalmente das de comédia que eu fazia e parece que as pessoas gostavam, meus vídeos subiam mais e comecei fazendo vídeos de dublagens", disse.

Cyda conquistou mais de 500 mil seguidores no Tiktok

Foto: Reprodução

Apenas criando vídeos de dublagens, a capixaba conseguiu atingir mais de 100 mil seguidores rapidamente no Tiktok. Hoje, ela tem mais de 540 mil seguidores apenas neste aplicativo. Com a fama no aplicativo, a capixaba teve a oportunidade de ter um contrato em outro aplicativo, o Kwai.

Atualmente Cyda cria conteúdo para diversas redes sociais, como Tiktok, Kwai, Instagram, Facebook e no seu canal no YouTube, onde está prestes a conseguir 100 mil inscritos em menos de 6 meses publicando os vídeos.

Antes de ser contratada, a costureira não ganhava dinheiro com o conteúdo que fazia, apesar do perfil ter uma grande quantidade de seguidores.

"Uma amiga indicou uma agência e eu entrei em contato, pediram para preencher um formulário para ver se ia ser aprovada e eu fui aprovada para fazer os vídeos. Porém, esse contrato você não pode fazer dublagem, quem é contratado tem que fazer vídeos originais", explicou.

Criação de "Diarista Cyda"

Com o motivo de ter que criar conteúdo de sua autoria, Cyda inventou a personagem "Diarista Cyda". Ela já tinha se voluntariado a realizar deveres domésticos em uma casa duas vezes na semana, mas também precisava gravar os vídeos, pois tem a obrigação de postar um vídeo por dia.

"Ai eu bolei de fazer e usar a casa, onde eu vou, porque na minha casa não da para fazer isso. Lá eu tenho ela (a patroa), então falei: 'Não, você vai ser a patroa e você vai me gravar'. Ela não me paga, então a gente faz uma troca, eu uso a casa dela, uso a voz dela e ela me grava e eu posto e ganho o dinheiro para mim em troca desse suporte que ela precisa e eu preciso" explicou.

A parceria de Cyda e a patroa virou um grande sucesso, onde se expandiu para todas as redes sociais. Gravar conteúdos humorísticos e postar no aplicativo, onde é contratada, é a sua única fonte de renda.

Antes de virar uma criadora de conteúdo digital, a capixaba trabalhava como costureira. "Eu trabalhava como costureira, mas chegou um momento que não tava dando mais, estava muito pesado e eu pegava coisas para costurar em casa e costurando dia e noite. Quando eu comecei a postar esses vídeos que bombou, eu falei: 'Vai ser ai que eu vou, vai ser essa profissão, já que todo mundo está falando que eu sou boa, então vamos lá'", disse.

A nova profissão

Foto: Reprodução

Questionada se pretende investir e seguir nesta profissão, Cyda afirma que pretende continuar com essa linha de comédia, segundo ela, é o que mais agrada os fãs e os seguidores.

"Se eu tenho o dom de atuar como eles falam, porque isso não veio quando eu era nova, era jovem, deixou isso para mim agora na minha velhice, mas eu acho que tudo Deus tem um propósito para tudo acontecer. As pessoas agradecem muito por elas estarem sorrindo e é muita mensagem que eleva a auto estima da gente, apesar dos haters", contou.

Embora para muitos internautas ser criadora de conteúdo não seja uma profissão. A capixaba afirma que não é fácil manter a rotina. Porém, diz ser trabalho leve e divertido, apesar dos 'estresses' constantes.

"Chega uma hora que você não tem ideias mais, quando você posta por postar, mas quando você tem um contrato e você precisa postar, se não você não vai receber, é difícil. Chega uma hora que as ideias acabam, você fica perdida e me pergunto: O que eu vou postar hoje?, O que eu vou criar hoje?. Então as pessoas acham que não é trabalho", explicou.


Mesmo que seja uma rotina cansativa de publicar vídeos todos os dias, a recompensa de um trabalho bem feito é o carinho e o reconhecimento dos seguidores. A costureira disse que não esperava todo esse sucesso com os vídeos viralizados nas redes sociais.

"Eu não esperava isso tudo não, de jeito nenhum. Veio tudo de paraquedas, para mim é um presente de Deus, é uma estratégia que Deus arrumou para mim para eu conseguir ganhar o meu dinheiro", disse.

As mensagens e pessoas ao redor que a apoiam o seu trabalho a motivam a continuar nesta rotina.

"Até agora não caiu a ficha, eu fico olhando e as pessoas me conhecendo, me mandam mensagem e eu não consigo acreditar, fico sem entender como elas gostam de mim, me mandam mensagem como: 'Cida, você é maravilhosa!'. Tem pessoas que mandam que estão em depressão, pessoas que perderam familiares e que conseguem sorrir vendo os vídeos", contou.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem