Quer perder peso? Nutróloga dá dicas que podem ajudar a emagrecer

Divulgação
A nutróloga Cristiane Coelho dá dicas para um emagrecimento saudável

O que não faltam na internet são dicas sobre como perder peso, principalmente as arriscadas dietas da moda ou planos alimentares super restritivos. A perda de peso é diferente para todos e o cardápio vai depender do que é saudável para cada pessoa. “Parto do princípio de que cada mulher tem um biótipo e que esse é um aspecto importante a ser considerado. É necessária uma avaliação das reais possibilidades e dos resultados almejados pela paciente”, diz a médica nutróloga Cristiane Coelho, Membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e da International Colleges For The Advancement Of Nutrition (ICAN).

Existem alguns hábitos alimentares comuns que a maioria das pessoas pode fazer e que ajudam no processo de emagrecimento. Um deles é o sono regular. “Ter um sono regular ajuda no controle do consumo de alimentos, principalmente os mais calóricos, regulando o hormônio da fome; grelina e da saciedade, leptina”, explica a especialista. Para quem tem o sono regular é possível ter melhor controle dos níveis de estresse pela diminuição do cortisol.

Outra dica valiosa que Cristiane dá é o planejamento das refeições, pois esta atitude prepara o cérebro para ação e ajuda na organização das tarefas. “Visualizar a agenda distribuída em períodos, colabora para saber que as metas são tangíveis para cada dia. Planeje desde a compra de alimentos para deixar sua dieta mais saudável, como frutas e vegetais como, tempo para se exercitar, consultas médicas, enfim. Deixe o planejamento em ordem, assim suas ações serão saudáveis também”, pontua.

Além disso, participar do processo do preparo das refeições é positivo para adequar cada ingrediente da receita. “Colocar em prática o conhecimento e o afeto durante o processo da refeição, além de ser saudável, faz parte da memória afetiva junto à família”.

A especialista destaca também a importância do movimento. De acordo com Cristiane, a prática de exercícios de forma constante auxilia no gasto enérgico contribuindo com a manutenção e ou perda de peso e, além disso libera endorfina durante e após os exercícios, sejam aeróbicos (andar, correr, pedalar) ou anaeróbicos (fortalecimento muscular). Movimentar o corpo é benéfico para a saúde.


Ainda segundo a médica, a meditação também é uma ótima aliada no processo do emagrecimento. “O aumento da concentração ajuda a reorganizar os pensamentos contribuindo com melhor bem-estar físico e emocional”, destaca. As massagens também podem causar essa sensação e, neste caso, a via muscular libera ocitocina onde também atinge o bem-estar físico e emocional.

Fonte: iG


Postagem Anterior Próxima Postagem