VOCÊ SABIA? As suas emoções mudam conforme a presença de determinados cheiros

Foto: Canva

Uma pesquisa inédita realizada na Universidade de São Paulo (USP) demonstra que os odores influenciam não somente as nossas emoções, mas interferem na capacidade de interpretar as emoções de outras pessoas ao redor. No estudo, os pesquisadores demonstram a relação entre expressões faciais e odores.

Emoções são influenciadas pelo cheiro

Matheus Henrique Ferreira, pesquisador da USP, afirma que há uma relação bilateral entre as emoções e os cheiros. No estudo, o pesquisador conclui que as emoções são vistas e interpretadas de um modo diferente pelos outros, a depender dos cheiros presentes no ambiente.

Realizada em conjunto com um grupo de pessoas, a pesquisa demonstra a íntima relação entre estímulos visuais, olfativos e emoções. Isso significa que os odores contribuem para identificarmos expressões faciais, que nos fazem responder de modo diverso a determinado cheiro.

Mirella Gualtieri, doutora em neurociência do comportamento, sinaliza que os cinco sentidos humanos vivem em estado integrado e devem se comportar harmonicamente para permitir a sobrevivência humana, como adaptação ao meio ambiente e a comunicação entre as diferentes pessoas e espécies.

Dessa forma, uma pessoa localizada em um ambiente com a presença de odores agradáveis ou desagradáveis, mesmo sem que ela saiba, vai ter a sua percepção visual afetada e, como resultado, a forma de perceber as emoções dos outros a partir da expressão facial também vai ser alterada.

Conforto ou desconforto pode estar associado ao cheiro do ambiente

Os pesquisadores utilizam como ponto de partida a ideia de que a capacidade de sentir cheiros pode estar relacionada com a sensação de prazer ou incômodo que sentimos em determinado lugar.

Desse modo, os pesquisadores colocaram os participantes para identificar as expressões faciais dos outros, como alegria moderada, e, em seguida, para reconhecer se esta emoção foi alterada com a presença de um cheiro agradável ou desagradável.

Assim, o estudo, feito com 35 pessoas, sendo 20 mulheres e 15 homens, conseguiu demonstrar a relação entre a percepção das emoções dos outros e a influência positiva ou negativa dos cheiros.

Fonte: Escola e Educação


Postagem Anterior Próxima Postagem