4 eletrodomésticos que você deve desligar de noite para economizar energia

Ao passo que alguns eletrodomésticos não podem ser sempre desligados, outros precisam sair das tomadas para economizar energia.

Foto: Canva

Lidar com a conta de energia no final do mês pode ser muito difícil, de modo que economizar no consumo da eletricidade é fundamental. No entanto, nem todos os eletrodomésticos devem ser desligados com frequência, a exemplo da geladeira. Por isso, separamos aqui quais eletrodomésticos desligar de noite para economizar energia. Confira a lista.

Eletrodomésticos na tomada gastam energia?

Desligar o eletrodoméstico sem tirá-lo da tomada não é o suficiente para economizar energia de forma eficiente. Isso porque grande parte dos eletrodomésticos foram programados para funcionar no modo stand by. Isso quer dizer que eles não estarão desligados de verdade, a não ser quando você tirá-lo da tomada. Grande parte deles estará desempenhando uma série de funções mesmo quando você não o utilizar, especialmente no caso de aparelhos com conexão de internet.

Afinal, os aparelhos smart costumam fazer atualizações o tempo todo quando estão com conexão na internet. Como é de se imaginar, essas atividades certamente irão demandar energia elétrica. Ainda assim, alguns aparelhos analógicos e antigos também são capazes de desempenhar funções mesmo quando desligados.

Desligue esses aparelhos a noite e economize

Alguns aparelhos não devem sair da tomada com certa frequência, pois podem resultar em prejuízos ao consumidor. Por exemplo, desligar a geladeira à noite pode estragar os seus alimentos e trazer riscos à saúde. Porém, ao desligar os seguintes aparelhos você estará economizando bastante energia elétrica, confira:

  • Televisão: A televisão é um exemplo de eletrodoméstico que estará funcionando no modo stand by quando você não o tira da tomada, portanto lembre-se de desligá-la;
  • Aparelhos de som: Semelhantemente à televisão, os aparelhos de som também podem vir com leds que contribuem com a conta de energia, portanto é melhor retirá-los da tomada;
  • Micro-Ondas: Já notou que a maioria dos micro-ondas vêm com um visor onde um relógio mostra as horas? Pois então, saiba que esse é um fator que poderá contar para o aumento da sua conta de energia, logo, lembre-se sempre de desligá-lo;
  • Ar Condicionado: Deixar o ar condicionado por algumas horas antes de dormir pode ser o suficiente para resfriar o quarto. Assim, programe-o para desligar depois de umas horas e economize energia elétrica.
Fonte: Agência Texty

Postagem Anterior Próxima Postagem