A importância da vitamina B6 para a saúde mental


Encontrada em suplementos, a vitamina B6 está também em cereais fortificados, grão de bico, aves, folhas verdes escuras, banana, laranja e melão

A banana é uma das frutas nas quais a vitamina B6 pode ser encontrada – Foto: Pixabay CC

Você sabe para que serve a vitamina B6? Cresce o número de estudos que sugerem que a ausência desse composto no organismo pode impactar a saúde mental.

O complexo B é uma das vitaminas mais importantes para o corpo, entre elas, a B12, utilizada para combater a anemia e saúde dos ossos e a B9, indicada para grávidas por causa do ácido fólico, entre outras.

A nutricionista Paula Sozza Silva Gulá, doutora no Programa de Psicobiologia do Departamento de Psicologia e do Laboratório de Nutrição e Comportamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, explica que o ser humano não consegue sintetizar as vitaminas do complexo B, por isso é importante a complementação alimentar com a ingestão adequada.

Reações químicas

A vitamina B6 está envolvida em uma série de reações químicas importantes para o sistema nervoso central, sendo essencial para o funcionamento do nosso organismo e atuando através da corrente sanguínea. Participa ativamente não só da parte cerebral, mas também tem sua importância no metabolismo e na função hormonal.

“A vitamina B6 está disponível amplamente em alimentos como salmão, atum, cereais fortificados, grão de bico, aves, folhas verdes escuras, banana, laranja e melão. Mas também em alimentos como carnes, ovos, castanhas, nozes, entre outros grupos alimentares”, orienta Paula.

Fonte:  Jornal da USP


Postagem Anterior Próxima Postagem