Abatedouro ilegal: cavalos eram furtados e vendidos como carne bovina

Animais em abatedouro clandestino em Viana, ES — Foto: Prefeitura de Viana/Divulgação

Uma operação fechou um abatedouro ilegal nesta terça-feira (6), em Viana, na Grande Vitória. Uma pessoa foi presa. De acordo com a Polícia Civil, as investigações apontaram que os proprietários furtavam cavalos, abatiam e vendiam como carne bovina.

No local, foram encontrados 17 cavalos vivos prontos para o abate, diversos porcos que eram alimentados com vísceras dos animais abatidos, além de partes como cabeça, costela, patas e coração de equinos. No local foram encontrados equipamentos para desossar os animais.

LEIA TAMBÉM: Animais encontrados poderão ser adotados

O trabalho de investigação da 'Operação Dia de Caça' durou cerca de um mês e contou com a participação de policiais civis, militares e fiscais da Prefeitura e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Ao todo, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão em Alfredo Chaves, Guarapari e Viana. Imagens de drone flagraram animais mortos sendo colocados em caçambas.

Abatedouro ilegal foi fechado em Viana, ES — Foto: Prefeitura de Viana/Divulgação

Fiscais e policiais chegaram ao abatedouro após o recebimento de denúncias informando sobre o desaparecimento de animais em Alfredo Chaves, Domingos Martins, Viana, Guarapari e outros municípios.

Cavalos eram furtados e carne era vendida como bovina no ES — Foto: Polícia Civil/Divulgação

As carnes dos animais eram vendidas em feiras, açougues, frigoríficos e outros estabelecimentos comerciais. Cada animal era vendido a cerca de R$ 200.

Os animais encontrados no local foram recolhidos por uma equipe da Secretaria de Saúde de Viana.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem