Animais encontrados em abate clandestino poderão ser adotados


Os animais que foram resgatados de um abate clandestino em Viana poderão ser adotados em um rancho. Ao todo, 17 cavalos e 37 porcos estavam em um abatedouro situado no bairro Santa Clara, área rural de Viana.

O resgate dos animais aconteceu na manhã desta terça-feira (06) durante a Operação Dia de Caça, realizada pela Delegacia de Alfredo Chaves. Para o trabalho, os policiais contaram com o apoio da Polícia Militar e da Secretaria de Meio Ambiente de Viana.

As investigações começaram após a polícia receber denúncias de produtores rurais de Alfredo Chaves, Guarapari e Viana que relatavam constantes desaparecimentos de animais de propriedades. Ainda segundo a investigação, os suspeitos furtavam os animais e os levavam para abatedouros clandestinos.

O objetivo era comercializar a carne de forma ilegal em estabelecimentos de Viana e Cariacica. Nesses estabelecimentos, as carnes de cavalo eram vendidas como carne bovina. Inclusive, no abatedouro clandestino de Santa Clara, a Polícia Civil encontrou notas fiscais de frigoríficos da região.

Funcionários do abatedouro cladestino no ES fugiram do local

Assim que os policiais chegaram na propriedade rural, eles pararam em uma casa onde um funcionário do abatedouro foi encontrado.

Ele foi detido e encaminhado para a delegacia. Em outro espaço, os policiais avistaram outros três funcionários que fugiram ao notar a presença dos agentes.

Animais foram encontrados em situação de maus tratos

Foto: TV Vitória

No local, os animais viviam em situação decadente. Muitos cavalos estavam magros e feridos.

No abatedouro também foram vistos 37 porcos em situação de maus tratos. Dentro do espaço, policiais encontraram partes de animais já abatidos.

As vísceras dos animais eram fervidas em tonéis para disfarçar o mau cheiro e depois eram usadas para alimentar os porcos.

Cavalos e porcos resgatados poderão ser adotados

Os animais que foram encontrados e resgatados do abatedouro clandestino serão retirados do local e encaminhados ao Rancho Bela Vista, na Serra.

Foto: TV Vitória

Foram necessários quatro caminhões para levar os animais para o rancho. Lá, eles vão receber o tratamento veterinário e depois poderão ser adotados.

A coordenadora do programa de bem estar animal de Viana ressalta a importância da ação e do risco do consumo da carne clandestina.

"É muito importante denunciar, porque a gente não consegue ficar sabendo de todas as ações que acontecem de irregularidades no município, então é muito importante a gente ficar sabendo disso para agir e tirar esses animais dessa situação, até por uma questão de saúde porque essa carne é totalmente irregular para o consumo humano", explicou.

Segundo a Polícia Civil, durante a operação oito suspeitos foram detidos mas só um ficou preso. Ele assinou um termo circunstanciado por causa do crime de maus tratos a animais e foi liberado.

Em Alfredo Chaves a polícia prendeu outras sete pessoas e apreendeu armas, munições e coletes à prova de bala. Todos foram autuados em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo. Seis pagaram fiança e vão responder em liberdade e um foi encaminhado ao sistema prisional.

Fonte: TV Vitória/RecordTV


Postagem Anterior Próxima Postagem