Chuva em todo Brasil marca última semana do inverno. Confira a previsão

As condições para o plantio da safra 2022/2023 são positivas (Foto: Envato Elements/belyaaa)

A última semana de inverno começou com uma frente fria sobre o Sul, que faz chover em grande parte das regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e Paraguai. As condições são boas para o desenvolvimento das lavouras de inverno e plantio da nova safra de milho e arroz.

A tendência para o fim do inverno e começo de primavera é de chuva constante sobre o Sul do Brasil. De acordo com a Rural Clima, as frentes frias vão passar com alta frequência, mantendo condições ótimas para o desenvolvimento das lavouras de inverno e para o plantio da nova safra 2022/2023. "O trigo vai se encaminhando para um ano excepcional, além de que os plantios seguirão normalmente com as chuvas regulares", exemplifica Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Após a passagem da frente fria atual, uma massa de ar polar deve avançar no fim da semana, trazendo o frio de volta. Porém, apesar do declínio das temperaturas, não há riscos para geadas.

No Sudeste, a semana começa com tempo aberto, porém a tendência é que a chuva predomine em breve. A frente fria, vinda do Sul, vai levar chuvas generalizadas a grande parte das regiões produtoras de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e parte do Espírito Santo. "Os próximos 15 dias serão com uma frente fria por semana, organizando corredores de umidade e causando chuvas", explica Santos.

As chuva serão positivas para as lavouras perenes do Sudeste, como café, cana-de-açúcar, laranja e outras, e também para o plantio da nova safra de soja que deve ser iniciado na primeira semana de outubro.

No Centro-Oeste, já é possível enxergar áreas de instabilidade em regiões agrícolas. A semana terá tempo instável e pancadas de chuva, principalmente no fim de tarde e durante a noite. Isso vai possibilitar que os produtores vão ao campo para realizar o plantio da nova safra de soja. "Horas mais intensas, horas mais irregulares, fato é que há previsões de chuvas nas próximas semanas".

O Nordeste terá uma última semana do inverno com muita chuva na faixa litorânea, assim como acontece há meses. Essas chuvas ainda são em forma de pancadas e mantém condições positivas ao desenvolvimento das lavouras de cana-de-açúcar e milho.

No Norte, as áreas produtoras também seguem com chuva prevista. Elas ganham abrangência e intensidade ao longo desta semana, e o começo da primavera deve ser marcado pelo aumento dos índices de umidade do solo.

Fonte: Globo Rural


Postagem Anterior Próxima Postagem