Colesterol alto: conheça o que causa e quais suas consequências

Foto: Canva.

O colesterol é um lipídio encontrado naturalmente em nosso organismo, pois é fundamental para a homeostase, visto que esse é um componente estrutural e essencial das membranas celulares. Assim como tudo na vida, o excesso da produção dessa molécula faz mal. É pior isso que vamos falar um pouco sobre o que é o colesterol alto.

Excesso de produção do colesterol e suas consequências:

O composto gorduroso, além de ser produzido naturalmente pelo nosso organismo, também pode ser absorvido por meio da alimentação. Ele é transportado no sangue por meio de partículas denominadas lipoproteínas.

Se o colesterol for transportado por lipoproteínas de baixa densidade (LDL), ele é caracterizado como um colesterol “ruim”, visto que esse tipo se acumula com facilidade nas paredes arteriais. Já o colesterol transportado por lipoproteínas de alta densidade (HDL), é caracterizado como um colesterol “bom”. Sendo assim, o excesso de colesterol no sangue, principalmente se for o LDL, pois ele abre para algumas doenças que podem ser fatais.

Confira agora alguns efeitos do excesso desse lipídio ruim no sangue:

Aterosclerose

Essa condição é caracterizada pelo acúmulo de colesterol ou gorduras gerais nas paredes das artérias, o que causa uma obstrução do fluxo sanguíneo.

Doença arterial coronariana

Nesse caso, a acumulação de desse material nas artérias coronarianas reduz o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco, podendo progredir para um ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca.

Doença arterial carótida

O acúmulo de placas nas artérias carótidas diminui o fluxo sanguíneo para o cérebro, aumentando então o risco de um derrame. 

Doença arterial periférica

Nesse caso em questão, um aglomerado de placas nas artérias periféricas colabora para a interrupção do fluxo sanguíneo para as extremidades do corpo.

Aneurismas de aorta

É caracterizado por um amontoado de placa na parede da artéria aorta. Isso pode causar hemorragia interna.

Dano renal

Nesse caso, ocorre o acúmulo de placa nas artérias renais, o que diminui o fluxo do sangue para os rins. Isso certamente pode progredir para uma insuficiência renal.

Pressão alta

O excesso desse componente pode dificultar a passagem de sangue nas artérias, o que leva à pressão alta. Essa condição pode danificar as paredes delas e progredir para doenças mais graves.

Fonte: Escola Educação


Postagem Anterior Próxima Postagem