Contrastes no fim de semana: ES terá sol e passagem de frente fria

Foto: Iures Wagmaker / Folha Vitória

O fim de semana no Espírito Santo será cheio de contrastes. Isso porque haverá um dia de sol e calor e outro de chuva e temperaturas amenas em todo o estado. Nada de novo para o capixaba, que já acostumado com mudanças repentinas no tempo.

De acordo com o Incaper, o sábado (03) será de poucas nuvens no Espírito Santo, devido à atuação de um sistema de alta pressão que dificulta a formação de nuvens. Quase nenhuma nuvem se forma na metade sul capixaba, inclusive na Grande Vitória. As temperaturas seguem em elevação, em todas as regiões.

Na Grande Vitória, sol entre poucas nuvens e não chove. Temperatura mínima de 16 °C e máxima de 30 °C. Em Vitória, mínima de 18 °C e máxima de 30 °C.

Na Região Sul, sol entre poucas nuvens. Não chove. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 14 °C e máxima de 32 °C. Nas áreas altas: mínima de 12 °C e máxima de 26 °C.

Na Região Serrana, sol entre poucas nuvens. Não chove. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 13 °C e máxima de 27 °C. Nas áreas altas: mínima de 09 °C e máxima de 26 °C.

Na Região Norte, sol entre poucas nuvens. Não chove. Temperatura mínima de 18 °C e máxima de 30 °C. Na Região Noroeste, sol entre poucas nuvens. Não chove. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 15 °C e máxima de 31 °C.

Para o domingo (04), a previsão do Incaper é de aumento de nuvens no decorrer do dia, principalmente na metade sul capixaba devido à passagem de uma frente fria pelo litoral do Estado. Chove no começo do dia, no litoral nordeste, com abertura de nuvens nos demais períodos.

Nas demais regiões, devido o aumento da nebulosidade, previsão de chuva no começo da noite em todas as regiões. As temperaturas terão pequena queda no período da tarde, na região Sul, Serrana e Grande Vitória.

Previsão para setembro

De acordo com a Climatempo, setembro ainda terá o padrão de grandes variações térmicas observado em agosto na Região Sudeste, embora as temperaturas sigam em gradual elevação no decorrer do mês. Essas grandes mudanças ocorrem especialmente no sul, leste e litoral de São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio De Janeiro e sul do Espírito Santo com a passagem de frentes frias, que tendem a tomar uma trajetória mais oceânica pela Região, sem adentrar tanto o interior.

Ao todo, serão de 3 a 4 sistemas passando pelo Sudeste ao longo do mês, com isso os volumes de chuva ficam um pouco acima da média no leste paulista, sul e leste de Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde os desvios positivos de precipitação também se devem à umidade que chega do oceano. Até por conta destas frentes frias frequentes, a temperatura fica um pouco abaixo da média no Espírito Santo.

A partir da segunda quinzena, algumas pancadas de chuva associadas ao calor e umidade voltam a ocorrer no interior do Sudeste, mas ainda de forma muito irregular e isolada.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem