Dia de Nossa Senhora da Vitória: qual a relação da santa católica com a Capital do ES?

Foto: Thiago Soares / Gabriel Barros/ Folha Vitória

Além do nome, a Capital do Espírito Santo e a santa católica possuem outra semelhança: a data de suas festividades. O dia 8 de setembro marca as comemorações do Dia de Nossa Senhora da Vitória e também o aniversário da cidade.

Mas você conhece a relação entre a santa e a cidade de Vitória? Em um primeiro momento, podemos até pensar que o nome da ilha foi escolhido em virtude da santa católica, mas não é bem assim.

A região sede da Capitania do Espírito Santo, que hoje é o município de Vila Velha, foi alvo de constantes ataques durante o período colonial.

Isso levou muitos portugueses que viviam no local, construído pelo Donatário Vasco Fernandes Coutinho, a buscar outra área para viver. A região escolhida foi a Ilha de Santo Antônio, parte de Vitória.

A princípio, a região foi nomeada de Vila Nova do Espírito Santo. Foi só em 1551, após o donatário vencer uma batalha contra índios Goitacás, nativos da região, que a capital ganhou o nome de Vitória.

A emancipação política aconteceu muito tempo depois, somente em 24 de fevereiro de 1823, quando um Decreto-Lei Imperial concedeu Fórum de Cidade a Vitória.

A relação com a santa católica surgiu mais adiante na linha cronológica. O feriado religioso, por exemplo, foi instituído há apenas 55 anos, em 31 de março de 1967, pelo então prefeito Setembrino Pelissari.

Até 1895, a Igreja no Estado do Espírito Santo era vinculada a Diocese de Niterói, no Rio de Janeiro. Somente em 15 de novembro de 1895 que o então Papa Leão XIII promulgou a criação da primeira diocese capixaba.

Nossa Senhora da Vitória se tornou padroeira da Arquidiocese de Vitória em 1955, em comemoração aos 60 anos da criação da Diocese do Espírito Santo.

Veja a oração para Nossa Senhora da Vitória

"Nossa Senhora da Vitória, se teu nome nos lembra a guerra, a discórdia e a desunião, tua vida nos recorda a esperança e a paz.

Nossa Senhora da Vitória, teu nome é doce. Teu nome é suave. Ele nos traz forças. Ele nos reforça a fé.

Nossa Senhora da Vitória, em nosso mundo, há tantas lutas. Os homens lutam por ideias, por bens e por fama, por ganância, por ódio, ambição. Os homens lutam sem saber porque lutam.

Mas, tu, Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, tu que viveste o silêncio de Nazaré, tu que viveste a incerteza de Belém, tu que viveste a angústia do desterro no Egito, tu que buscastes Teu Filho entre os mestres no Templo, tu que permaneceste de pé unto à cruz de teu Filho, tu que, no cenáculo, aguardaste a vinda do Espírito Santo, ensina-nos a trabalhar pelo bem sobre a guerra, ensina-nos a não retribuir a violência ou a traição, ensina-nos, enfim, Virgem Maria, a perdoar e perdoar sempre.

Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, Senhora da Vitória, nossa padroeira, roga a Deus por nós. Amém."

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem