Eleições 2022: veja o dia e horário da votação do primeiro e segundo turno


As eleições de 2022 estão cada vez mais próximas de acontecer, neste ano, teremos mudanças importantes no Governo, pois, poderemos decidir um novo presidente, novos governadores, senadores e deputados.

Além das dúvidas com relação a escolha dos candidatos, que realmente precisa ser levado a sério, outras dúvidas mais simples sobre o dia e horário da votação também costumam surgir.

Nesse sentido, na leitura de hoje vamos apresentar o dia e horário da votação tanto em primeiro quanto em um possível segundo turno, acompanhe!
Primeiro turno das eleições

No primeiro turno das eleições, os brasileiros deverão escolher novos representantes que vão ocupar os seguintes cargos:
  • Presidente da República;
  • Governador; Senador;
  • Deputado Federal;
  • Deputado Estadual ou Distrital.

Dia e horário das eleições no primeiro turno

A votação em primeiro turno das eleições ocorrerá no primeiro domingo de outubro, ou seja, já no próximo dia 2 de outubro.

O horário de votação será das 8h às 17h em todos os estados do país, respeitando o fuso horário de Brasília.

E quando saí o resultado das eleições?

Ainda no mesmo dia 2 de outubro, os resultados começaram a ser divulgados a partir das 17h, os resultados vão começar a ser divulgados incluindo votos em branco e nulos.

Segundo turno das eleições

Para que um pleito seja concluído, os candidatos precisam conquistar mais da metade dos votos válidos, ou seja, sem contar os brancos e os nulos.

Dessa maneira a disputa final em duas etapas, os dois candidatos mais votados passam ao segundo turno e vence o que tiver mais da metade dos votos válidos, excluídos brancos e nulos.

Vale lembrar que só existe possibilidade de segundo turno para os cargos de presidente, governadores e prefeitos. Sendo assim, em um eventual segundo turno este ano, os brasileiros podem votar novamente para presidente e governador.

Dia e horário das eleições no segundo turno

A votação no segundo turno das eleições ocorrerá no último domingo de outubro, ou seja, no dia 30 de outubro.

O horário de votação do segundo turno é o mesmo do primeiro turno, ou seja, a votação será aberta às 8h e se encerrará às 17h, conforme fuso horário de Brasília.

E quando saí o resultado das eleições?

Ainda no mesmo dia 30 de outubro, os resultados começaram a ser divulgados a partir das 17h, os resultados vão começar a ser divulgados incluindo votos em branco e nulos.

Quadro das Eleições


Fonte: Jornal Contábil


Postagem Anterior Próxima Postagem