ES Gás firma contrato de suprimento de gás natural com multinacional portuguesa


A Companhia de Gás do Espírito Santo (ES Gás) firmou contrato de suprimento com a Galp Energia, conglomerado português com atuação no mercado de produtos petrolíferos e gás natural. No Brasil é o terceiro maior produtor de petróleo e gás, com a participação em diversos projetos por meio de sua subsidiária Petrogal Brasil.

Com este novo contrato, a ES Gás passa a ter dois supridores de gás natural: a Petrobras e a Galp, cujo contrato tem vigência de dez anos, totalizando volume de 912 milhões de m³ de gás natural, sendo 100.000 m³/dia nos anos de 2023 e 2024, 200.000 m³/dia em 2025 e 300.000 m³/dia entre 2026 e 2032. O valor total estimado para o contrato supera R$ 1,9 bilhão.

Para o diretor de Operações da ES Gás, Antonio Fernando Cesar Filho, "o contrato com a Galp materializa os esforços da Companhia para diversificar as fontes supridoras, uma importante ação para as empresas distribuidoras num mercado em transição, à medida que diminui a dependência do principal fornecedor. Além disso, mostra o empenho da concessionária em buscar as melhores condições de contratação da molécula, algo previsto no contrato de concessão, e que possui relevância na formação da tarifa, já que este suprimento responde por mais da metade do valor cobrado dos nossos clientes".

O diretor-presidente da Companhia, Heber Resende, reforça a relevância da parceria: “Ao percebermos que o mercado estava prestes a abrir possibilidades de outros fornecedores ofertarem ao Espírito Santo, decidimos manter nossa chamada pública permanentemente aberta, de forma a identificar e aproveitar novas oportunidades de suprimento. O contrato com a Galp demonstra que essa decisão foi acertada, já que os valores contratados estão bem competitivos, o que é uma ótima notícia para os capixabas”, diz.

O contrato com a Galp foi homologado pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp), após aprovado nas instâncias de governança da ES Gás.

“Ao homologarmos o contrato, contribuímos para o desenvolvimento do mercado de gás do Estado, ao permitir o ingresso de novos supridores. Com a diversificação do portfólio, a concessão estadual poderá experimentar os efeitos de se ter concorrência no mercado de suprimento, o que trará benefícios para todos os usuários de gás. O Espírito Santo sempre prezou por proporcionar um bom ambiente de negócios neste segmento, com um moderno contrato de concessão na distribuição de gás e legislações locais regulamentando o mercado livre. Esse é o nosso papel como órgão regulador, contribuir para o desenvolvimento capixaba, com a promoção do acesso a serviços públicos de qualidade por meio de uma regulação eficiente”, diz a diretora-presidente da Arsp, Joana Magella.

Fonte: Folha Vitória



Postagem Anterior Próxima Postagem