Estrela do Aquário do Rio, tubarão Gastão morre de câncer

Gastão, tubarão-mangona do AquaRio — Foto: Divulgação

Morreu na última quarta-feira (21) no AquaRio o tubarão-mangona Gastão, uma das estrelas do Grande Tanque. Ele foi vítima de câncer.

“É com tristeza que o Aquário Marinho do Rio comunica o falecimento de Gastão, tubarão macho da espécie mangona (Carcharias taurus)”, informou o AquaRio, em luto.

De acordo com os exames, Gastão possuía um carcinoma de células escamosas, “um tumor extremamente agressivo”. A espécie está ameaçada de extinção.

“Lamentavelmente, fora a tristeza e o luto por parte de toda equipe AquaRio e dos mais de cinco milhões de visitantes que o conheceram, tem-se uma grande perda para a pesquisa e conservação da espécie — que Gastão muito bem representava”, emendou a instituição.

Gastão, tubarão-mangona do AquaRio — Foto: Divulgação

Sete meses de batalha

Segundo a instituição, em março, durante procedimentos de rotina, a equipe técnica identificou que Gastão começou a apresentar “um comportamento diferente do habitual”.

O animal foi levado para quarentena, a fim de receber cuidados médicos veterinários, “onde seguiu em tratamento e observação intensiva por um período de sete meses, sendo acompanhado por uma equipe de oito veterinários e dez biólogos de diferentes especialidades”.

Durante a quarentena, foram realizados exames de ultrassonografia, radiografia, endoscopia, três sessões de criocirurgia para remoção do tumor, coletas sanguíneas periódicas e de sêmen, biometrias e avaliação hormonal com endocrinologista.

“Além disso, alimentação e medicação diária, monitoramento constante da equipe técnica, acompanhamento veterinário e manutenção dos parâmetros da água”, acrescentou o AquaRio.

Os resultados das amostras coletadas em sua necropsia apontarão se o tumor estava em metástase.

Gastão, que tinha entre cerca de 22 e 25 anos, é um dos tubarões que chegaram em 2017 a fim de promover um programa de pesquisa, conservação e reprodução da espécie.

Vindo dos Estados Unidos, tornou-se, ao lado de seu companheiro Donald, uma das atrações do AquaRio.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem