Generosidade na terceira idade pode ser um sinal precoce de Alzheimer

Foto: Canva.

Os idosos certamente fazem parte de um grupo mais vulneráveis à exploração financeira, inclusive, uma pesquisa recente da USC Keck School of Medicine, uma universidade norte-americana, sugeriu que há uma ligação entre generosidade e os estágios iniciais da doença de Alzheimer.

Se você tem parentes mais velhos e quer saber mais sobre como esse hábito de presentear as pessoas com dinheiro pode indicar Alzheimer, fique atento às informações extraídas desse estudo.

Indicativo de Alzheimer precoce

Segundo pesquisa, um forte indício de que a pessoa na terceira idade está apresentando um quadro de Alzheimer é quando ela passa a oferecer dinheiro sem distinção de para quem ou em que quantidade.

A fim de entender melhor a relação de dar dinheiro como um indicador da presença de Alzheimer em pessoas mais velhas, um estudo de laboratório propôs que 67 idosos sem demência ou deficiência cognitiva escolhessem entre dar dinheiro para alguém não identificado ou então guardá-lo para si.

Além disso, os participantes fizeram vários testes cognitivos, como recordação de palavras e histórias. Os resultados de testes cognitivos apontaram que aqueles que estavam mais sensíveis à doença de Alzheimer deram mais dinheiro.

Estudos anteriores que examinaram a relação entre altruísmo e cognição se concentraram em medidas relacionadas ao autor, como em perguntar aos idosos se eles estariam dispostos a gastar certos valores em cenários específicos. No estudo atual, a relação foi examinada usando dinheiro real.

Resultados da relação do altruísmo com a doença

Para confirmar a natureza da relação entre altruísmo financeiro e saúde cognitiva dos idosos, pesquisas adicionais são necessárias, incluindo tamanhos de amostra maiores e mais representativas. Estudos futuros também podem reunir dados comportamentais e relacionados ao autor sobre altruísmo financeiro para entender melhor as forças motrizes dos participantes.

No entanto vale ressaltar que, caso seja identificada uma ação fora do normal de idosos oferecendo mais dinheiro do que estavam acostumados, é importante levá-lo para fazer uma análise mais profunda, visto que isso pode indicar o início de Alzheimer. Esclarecer esse ponto é importante para tomar medidas preventivas ou de tratamento de forma mais eficaz e segura.

Fonte: Agência Texty


Postagem Anterior Próxima Postagem