Jovem capixaba de escola pública ganha bolsa e vai fazer faculdade na Áustria

Jovem capixaba de escola pública ganha bolsa e vai fazer faculdade de música na Áustria — Foto: Reprodução TV Gazeta

Um jovem de 26 anos, que sempre estudou em escolas públicas, está de malas prontas para fazer faculdade de música na Áustria, um dos maiores centros de música erudita do mundo. Para esse sonho se tornar realidade ele conta com a ajuda da família, amigos da igreja, desconhecidos, vende doces e dá aulas de matemática.

Alexandre Bianque é cantor erudito e também é formado em engenharia. O jovem conseguiu entrar no Ifes para fazer o curso de Técnico em Estradas. Foi lá que começou o seu contato com a música clássica e assim descobriu sua veia artística.

O jovem já conseguiu fazer duas viagens internacionais com bolsas. Estudou na Eslováquia, se apresentou na Holanda, Polônia e também em uma instituição na Alemanha.

No Brasil, já fez concertos no Paraná, Santa Catarina, Bahia, São Paulo. Participou de concertos da Camerata Sesi e Orquestra Sinfônica do Espírito Santo.

Alexandre é do bairro Maria Ortiz, em Vitória. Ele é filho único e os pais nunca tiveram condições de mandá-lo para viagens. Agora, a mãe está fazendo palha italiana para ajudar nas despesas do filho.

A pastora da igreja que ele frequenta, Anna Eliza Simonetti, disse que Alexandre é um exemplo.

"É um orgulho muito grande ver um menino da comunidade, com um sonho desses", relatou Anna.

Jovem capixaba de escola pública ganha bolsa e vai fazer faculdade de música na Áustria — Foto: Reprodução TV Gazeta

Áustria

Para dar sequência à carreira, desde o início do ano, Alexandre participou de vários processos seletivos, e foi aprovado para fazer um curso de bacharelado em música, de 4 anos, em Linz, na Áustria.

Mas, Alexandre não tem condições de arcar com as despesas de mudança, alimentação, transporte. A bolsa que ganhou é só para a faculdade.

Então começou uma vaquinha, para conseguir se manter no país por, pelo menos, 6 meses. Depois disso, Alexandre acredita que já vai ter conseguido um emprego para continuar.

"É algo que nos últimos dias e semanas têm mexido muito comigo. Porque é um processo de transição muito grande. Mudança para um país que fala um idioma diferente e ao mesmo tempo é a concretização de um sonho", disse.

Alexandre está dando aulas de matemática no ES — Foto: Reprodução TV Gazeta

Sua passagem de ida está marcada para 18 de outubro até lá, é uma corrida contra o tempo. Está ganhando doações da igreja, amigos, vendendo palha italiana, dando aulas particulares de matemática e física, fazendo o que pode. Veja aqui o perfil de Alexandre nas redes sociais.

A professora de canto lírico do jovem, Lorena Espina, acredita no sucesso do aluno.

"Para mim as característas fundamentais de um cantor são a humildade, disciplina e talento. Isso tudo deu pra ver que ele tinha: conceito de como cantar, de como trabalhar no palco, de como fazer música e isso pra mim é definitivo", afirmou.
Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem