Paciente morre após ser atingido por forro de hospital que desabou

Morre no PS paciente que ficou ferido após ser atingido por forro de hospital no interior do AC — Foto: Arquivo/CBM-AC

Morreu na tarde desse sábado (3), Izailton Gadelha da Silva, de 33 anos, após ter uma parada cardiorrespiratória enquanto recebia tratamento no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Pronto Socorro de Rio Branco. Ele foi transferido com ferimentos graves depois de ser atingido pelo forro de um dos leitos do Hospital João Câncio, em Sena Madureira, interior do Acre.

O acidente ocorreu na sexta-feira (2). A enfermaria onde ocorreu o acidente foi interditada pelo Corpo de Bombeiros devido ao risco de um novo desabamento. As pessoas que estavam internadas nessa área foram remanejadas para um prédio onde funcionava o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Um destes pacientes era Silva. Ele era tetraplégico e precisou ser transferido para Rio Branco, onde passou por avaliações de três especialistas, foi intubado, mas não resistiu. A informação da morte dele foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde, em nota. (veja nota na íntegra abaixo)

"É com pesar que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) comunica o falecimento do paciente Izailton Gadelha da Silva, de 33 anos, ocorrido na tarde deste sábado, 3 de setembro, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória enquanto recebia tratamento no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Pronto-Socorro de Rio Branco", diz parte do documento.

Próximo da área onde o forro caiu há uma obra de ampliação e reforma da unidade de saúde. Segundo o governo, foram investidos R$ 15 milhões na reforma para 'melhorarias no atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde'.

Porém, Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) informou que a obra está em atraso e deveria ter sido entregue em 2021. E disse que deve encaminhar para o setor jurídico da entidade a ocorrência da queda de boa parte do forro do Hospital para buscar medidas que possam responsabilizar as autoridades pelo problema, como uma ação civil pública (ACP).

Desde de 2019, a estrutura do hospital é alvo de investigação, quando foi instaurada uma notícia de fato pelo Ministério Público Estadual (MP-AC) para apurar as condições de funcionamento da unidade, tanto no que diz respeito ao espaço físico, atendimento à população, quadro de funcionários, inclusive médicos, e medicamentos.

Estrutura do forro do Hospital João Cancio estava deteriorada e enfermaria foi interditada — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros do Acre

Interdição

O comandante do Corpo de Bombeiros de Sena Madureira, tenente Gustavo Marinho, disse que as equipes estão elaborando um laudo com as causas do acidente. Ele explicou que toda a área foi isolada e colocados pedaços de madeira para sustentar a estrutura.

Marinho afirmou que o laudo apontou que a estrutura estava bastante deteriorada. O documento com as informações será entregue à administração da unidade de saúde com pedido de desocupação imediata da área.

NOTA DE FALECIMENTO

É com pesar que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) comunica o falecimento do paciente Izailton Gadelha da Silva, de 33 anos, ocorrido na tarde deste sábado, 3 de setembro, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória enquanto recebia tratamento no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Pronto-Socorro de Rio Branco.

O paciente tinha um histórico de tetraplegia e vinha recebendo atendimentos no Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, quando aconteceu o incidente envolvendo o desabamento do forro de uma das alas de enfermaria daquela unidade, na tarde da última sexta-feira, 2.

O Departamento de Assistência Social do Estado e do município estão oferecendo toda assistência necessária à família, desde os procedimentos fúnebres ao translado do paciente a sua cidade natal. Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com familiares e amigos, ao mesmo tempo em que rogamos a Deus pelo conforto necessário.

Paula Augusta Maia de Farias Mariano -Secretária de Estado de Saúde

Fonte: G1



Postagem Anterior Próxima Postagem