Internet 5G aumenta o consumo da bateria do celular? Tire dúvidas sobre a nova tecnologia


A quinta geração da internet começou a funcionar em Vitória no mês de agosto. A rede também foi ativada no Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO) e Florianópolis (SC). Atualmente, 12 capitais do país já contam com a tecnologia.

Nas redes sociais, alguns internautas têm levantados algumas dúvidas sobre a internet 5G. A principal delas está relacionada ao consumo de bateria do celular. os usuários afirmam que perceberam que a bateria tem descarregado mais rápido com a nova conexão. 

Afinal, o 5G consome mais energia?

O especialista em tecnologia e responsável pelo blog Folha Digital, Jackson Galvani, explica que, ao contrário da percepção das pessoas, o 5G promete consumir menos energia do que as atuais redes móveis em operação no país, como o 4G e o 3G.

"Ironicamente, o 5G promete consumir menos energia do que as redes móveis. A eficiência de componentes que suportam a quinta geração de conectividade sem fio deve ajudar a economizar bateria, pois tudo, teoricamente, vai rodar muito mais rápido em um tempo muito menor", disse.

No entanto, Jackson explica a baixa cobertura da nova geração da internet em algumas cidades pode influenciar no consumo de energia e, consequentemente, a bateria deve acabar mais rápido. Isso acontece porque os aparelhos precisam procurar o melhor sinal, seja 5G ou 4G.

"Devido à quantidade ainda muito limitada de antenas operando na frequência do 5G, em comparação com a vasta rede 4G, os aparelhos estão sempre a procura do melhor sinal de conexão. Dessa forma, quando os celulares estão em uma zona de baixa cobertura ou completamente fora dela, eles tendem a gastar mais energia ao buscar por uma rede, independente do uso da conexão", detalhou.

Por isso, atualmente, o uso do 5G resulta no maior consumo de energia do dispositivo que tem sido observado pelos usuários.

Em Vitória, o 5G já está disponível em 42 bairros. A nova tecnologia promete otimizar o consumo de conteúdo na internet

"Com uma internet mais rápida e um possível plano de dados ilimitados, as pessoas estão explorando ainda mais o uso de smartphones. Como por exemplo, assistindo a mais vídeos, filmes, séries, ou ouvindo músicas. Contribuindo para um consumo ainda maior de bateria", complementa Jackson.
Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem