Pombo, cavalo...Veja 5 animais que são consumidos como alimento

Em alguns países, cultura alimentar inclui proteínas animais bem diferentes das tradicionais bovina, frango e suína

Se a carne bovina, o frango e o peixe estão entre os mais populares e comuns, há certos tipos de carne consideradas exóticas, que também fazem parte da cultura alimentar pelo mundo. Aqui no Brasil, aparecem por exemplo, produtos como jacaré e javali. Mas, em ouros países, há que coma cane de cavalo, de porquinho-da-índia e até de canguru. Conheça a seguir 5 carnes exóticas consumidas no mundo:

Cavalo

Pouco apreciada no Brasil, a carne de cavalo encontra espaço em outras partes do mundo. E o mercado brasileiro é exportador. Em 2021, as vendas para o mercado externo ultrapassaram US$ 12 milhões, principalmente para Hong Kong, China e Rússia. Mas a iguaria também é bastante apreciada na Europa, por franceses, belgas e italianos. Também é ingrediente principal em um prato típico japonês, o basashi, que nada mais é do que um sashimi de carne de cavalo, servido com molho de soja e gengibre. Por aqui, a comercialização é permitida desde que os animais sejam abatidos em frigoríficos sob inspeção veterinária.

No Japão, o sushi de carne de cavalo é conhecido como "basashi" (Foto: Wikimedia Commons)

Porquinho-da-índia

Quem já viajou para o Peru, pode ter visto. Alguns chegaram a experimentar uma das carnes típicas do país andino: o cuy, conhecido por aqui como porquinho-da-índia. Geralmente, o roedor é servido frito por inteiro, acompanhado de batatas cozidas. É considerada uma carne nutritiva: tem baixo teor de gordura e alto teor de proteína.

A carne de porquinho-da-Índia, servida assada ou frita com batatas, é um alimento típico do Peru (Foto: Pixabay)

Tubarão fermentado

Mais do que um prato típico, o preparo do Hakarl é quase como uma cerimônia ritual na Islândia. Chega a durar 7 meses para ficar pronto. Trata-se da carne de tubarão-da-Groenlândia fermentada. Fresca, a carne dessa espécie é tóxica por conter elevada concentração de ácido úrico. Então, os islandeses a cortam em pedaços e a enterram sob pedras, onde ficam por seis a 12 semanas. Até que são desenterradas e penduradas em cabanas para secar, etapa que leva entre 2 a 4 meses. Depois de pronta, remove-se a casca que se forma ao redor e a serve crua, em cubos – geralmente acompanhada da brennivín, a aguardente de batata tradicional do país.

O processo de fermentação e maturação da carne de tubarão da Islândia chega a levar 7 mese (Foto: Wikimedia Commons/Divulgação)

Canguru

Os animais símbolo da Austrália são exóticos e ao mesmo tempo simpáticos. Os australianos não veem problema em consumir a sua carne, seja na forma de bifes, hamburgueres e até mesmo carne seca. O produto é considerado rico em proteína e tem um sabor mais suave e macia quando comparada com outras carnes de caça.

Filés de carne de canguru à venda da Austrália (Foto: Wikimedia Commons/Divulgação)

Pombo

O animal é uma iguaria no Egito. A diferença é que no país africano eles são criados e alimentados especialmente para consumo. O pombo recheado é uma das comidas típicas do Egito e vem com os mais variados recheios: arroz, carnes, linguiças, frutas etc. E sabor e a textura assemelham-se aos cortes vermelhos do frango.

No Egito, pombos são criados especialmente para a gastronomia (Foto: Wikimedia Commons/Divulgação)

Fonte: Globo Rural


Postagem Anterior Próxima Postagem