Rei Charles III visitou o Brasil e plantou árvore no ES em 1991

Rei Charles III planta árvore em Aracruz, durante visita ao Espírito Santo, em 1991 — Foto: Arquivo/Rede Gazeta

O Rei Charles III esteve no Brasil em 1991, visitou o Espírito Santo e plantou uma árvore no estado. Charles assumiu o trono do Reino Unido após a morte da Rainha Elizabeth II, comunicada pelo palácio de Buckingham nesta quinta-feira (08).

Na visita, o então Príncipe Charles conheceu uma indústria de celulose na cidade de Aracruz, no Norte do estado.

Charles desembarcou no Aeroporto de Vitória às 11h08 do dia 25 de abril de 1991e foi recepcionado pelo então governador do estado, Albuíno Azeredo. Um forte esquema de segurança foi montado para a visita, envolvendo mais de 100 homens da Polícia Militar e agentes federais e ingleses.

Durante as cinco horas em que esteve no Espírito Santo, Charles conheceu a cadeia produtiva da celulose e ainda plantou uma muda de pau-brasil no centro de pesquisas da empresa.

Em novembro de 2021, durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), mostrou a Charles uma foto da árvore plantada pelo próprio príncipe na ocasião da visita ao estado 30 anos antes.

Árvore pau-brasil 30 anos após ser plantada pelo Rei Charles II em visita ao Brasil em 1991 — Foto: Governo do ES/Divulgação

A visita real

A passagem de Charles pelo Espírito Santo atendeu a motivos diplomáticos, já que o fundador da companhia de celulose, o empresário norueguês radicado no Brasil Erling Sven Lorentzen, era casado com a princesa Ragnhild da Noruega. Além disso, a empresa tinha, na época, acionistas ligados à British American Tobacco.

O então príncipe chegou a quebrar o protocolo da agenda oficial e visitou a casa de Yara Ikemori, engenheira agrônoma da companhia de celulose. A visita no bairro Coqueiral não pode ser acompanhada pela imprensa e nem Charles nem Yaram comentaram o episódio.

A princesa Daiana, então esposa de Charles e de quem viria a se divorciar cinco anos depois, também participou da visita ao Brasil, mas não acompanhou o marido ao Espírito Santo e cumpriu compromissos em São Paulo.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem