Simulação de ameaça de bomba mobiliza 70 pessoas no Aeroporto de Vitória

Foto: Polícia Federal

Um Exercício Simulado de Ameaça de Bomba, também conhecido como ESAB, foi realizado no último sábado (17), nas dependências do Aeroporto de Vitória. Ao todo, cerca de 70 pessoas, entre colaboradores e convidados, participaram do evento para que a simulação fosse na maior proximidade possível de uma situação real.

O exercício foi coordenado pela Polícia Federal e é um dos exercícios regulares periódicos a serem executados, conforme exigência da ANAC - Agência Nacional da Aviação Civil e visa preparar a comunidade aeroportuária para ameaças desse nível.

Foto: Polícia Federal

A ação, considerada de grande escala, aconteceu com o envolvimento do Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar, navegação aérea, serviço público de emergência, além da administração aeroportuária e durou cerca de 4 horas.

O simulado tem por objetivo assegurar a conformidade dos recursos, processos e tempo de resposta das organizações envolvidas, para que as operações do setor de transporte aéreo sejam ainda mais seguras.

Em função da inauguração do novo terminal de passageiros, seguido da pandemia da covid-19, o exercício ainda não havia sido realizado nas novas instalações. Com a suspensão das restrições sanitárias, a Superintendência da PF no Espírito Santo imediatamente retomou os estudos para a viabilização do ensaio.

Foto: Polícia Federal

Além do simulado, o time do Aeroporto de Vitória conduziu um exercício teórico de mesa, momento em que os atores envolvidos compreendem a participação de cada um para a realização da atividade, antecipando-se, inclusive, à nova regra da legislação que prevê esta ação a partir do próximo ano.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem