Tempestade Kay pode provocar “um ano de chuva” na Califórnia, dizem autoridades

Ventos fortes ameaçam elevar ainda mais as temperaturas na região, estendendo uma onda de calor brutal que alimentou incêndios florestais, prejudicou a rede elétrica do estado

Mulher se protege do sol em Palm Springs, na Califórnia20/07/2022REUTERS/David Swanson/Files


Em partes do sul da Califórnia que foram severamente afetadas pela seca por meses, os moradores estão se preparando para uma tempestade que pode despejar a chuva de um ano e causar perigosas inundações repentinas.

O clima extremo está previsto quando a tempestade tropical Kay se move para o norte depois de atingir o México como um furacão de categoria 1 na tarde de quinta-feira (8). Kay foi rebaixado para uma tempestade tropical na noite de quinta-feira, mas ainda tinha ventos de 110 km/h com rajadas de vento ainda maiores.

Esses ventos poderosos e danosos ameaçam elevar ainda mais as temperaturas já altas na Califórnia, estendendo uma onda de calor brutal que alimentou incêndios florestais, prejudicou a rede elétrica do estado e levou as autoridades a pedir aos moradores que conservem o uso de energia na esperança de evitar apagões.

Mais de 40 milhões de californianos permanecem sob alertas de calor e as temperaturas acima de 37,7ºC devem continuar nesta sexta-feira (9).

Kay está enfraquecendo, mas a tempestade não deve se afastar da costa até a noite de sábado.

Antes disso, são esperadas inundações repentinas em partes do sul da Califórnia e sudoeste do Arizona nesta sexta, de acordo com o National Hurricane Center.

Os relógios de inundação repentina estavam em vigor na noite de quinta-feira para o sul da Califórnia e partes do Arizona, cobrindo oito milhões de pessoas.

De secas severas a inundações e vendavais

A região do Vale Imperial, que abriga um dos cinturões agrícolas mais produtivos do país, está se preparando para sérios danos. Todo o Condado de Imperial está em seca severa, de acordo com o Monitor de Secas dos EUA, desde o início da primavera, mas pegar toda a chuva que eles perderam de uma só vez não ajudará na recuperação.

“Os agricultores do Vale Imperial estão preparando suas terras para a época de plantio, então 12 a 25 milímetros de chuva causarão danos e atrasarão seu cronograma”, disse Robert Schettler, porta-voz do Distrito de Irrigação Imperial.

Esta é a quantidade de chuva que a região pode ver: O Imperial County Airport recebe uma média de 60 mm de chuva por ano. O Serviço Nacional de Meteorologia prevê entre 20 e 102 milímetros de chuva ao longo de 36 horas entre sexta-feira e sábado.

Se o Vale Imperial receber mais de 76 milímetros de chuva, fará deste mês o setembro mais chuvoso já registrado. O setembro mais úmido anterior foi em 1976.

Em Palm Springs, que normalmente recebe 117 milímetros de chuva por ano, estão previstos entre 20 e 102 milímetros. 76 milímetros em Palm Springs colocaria este mês entre os três setembros mais úmidos da cidade, onde a precipitação média de setembro é de 6 mm.

E Yuma, Arizona, pode ver 38,1 milímetros, tornando este setembro o mais chuvoso desde 2009. A precipitação média de setembro da cidade é de 17 milímetros.

Mas não é apenas a água que preocupa as autoridades.

“Temos alertas de vento forte em vigor, alertas de vendaval, alertas de inundação e alertas de calor excessivo que devem expirar em breve”, disse Alex Tardy, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia em San Diego, em um briefing virtual na noite de quinta-feira. “O vento e a chuva continuam e serão significativos na tarde de sexta-feira, na noite de sexta-feira e no início da manhã de sábado”.

O serviço meteorológico da cidade disse esperar “fortes ventos de leste prejudiciais” para grande parte da sexta-feira sobre e a oeste das montanhas. Esses ventos quentes e secos do leste provavelmente aumentarão o já alto risco de incêndio da região, em meio à onda de calor em curso que está queimando grande parte da Califórnia.

Espera-se que ventos fortes atinjam estados tão ao norte quanto Oregon, levando o Serviço Nacional de Meteorologia de Portland a twittar que “um aviso de bandeira vermelha… Essas condições podem causar uma rápida propagação do fogo.”

As rajadas de vento na região devem variar de 40 a 80 km/h, de acordo com um tweet do serviço meteorológico de Portland.

As concessionárias Pacific Power e Portland General Electric anunciaram que podem desligar proativamente a energia em algumas áreas de alto risco para reduzir o risco de incêndio.

Os apagões seriam implementados “em uma área limitada de alto risco para ajudar a reduzir o risco de incêndios florestais e ajudar a proteger pessoas, propriedades e o meio ambiente”, disse a Portland General Electric em comunicado. A concessionária diz que a mudança pode afetar cerca de 30 mil medidores de clientes na área de Portland e Salem, Oregon.

A Pacific Power emitiu uma declaração semelhante, dizendo que aproximadamente 12 mil clientes nos condados de Linn, Douglas, Lincoln, Tillamook, Marion e Polk foram notificados sobre as possíveis interrupções.

Governador da Califórnia declara estado de emergência por incêndios florestais

Com temperaturas acima de 37°C provavelmente continuarão em grande parte da Califórnia nesta, espera-se que novos máximos de todos os tempos sejam quebrados.

As autoridades meteorológicas de Los Angeles relataram uma temperatura de 36ºC no Aeroporto Internacional de Los Angeles na quinta-feira, superando seu recorde anterior para a data de 8 de setembro, estabelecida em 1984. A cidade de Paso Robles também superou seu recorde para essa data, com 42ºC Seu recorde anterior de 41,1ºC foi estabelecido no ano passado.

O calor perigosamente alto e os ventos que se aproximam não ajudam os bombeiros que lutam contra as chamas que já queimaram milhares de acres.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência para três condados na quinta-feira devido a dois incêndios violentos.

No condado de Riverside, o Fairview Fire já consumiu quase 3930,307 hectares e estava 5% contido na noite de quinta-feira, de acordo com Cal Fire. Duas pessoas morreram, uma pessoa ficou ferida e pelo menos 12 estruturas foram destruídas, disseram autoridades.

O duplo golpe do vento no terreno montanhoso tornará o comportamento errático do fogo particularmente perigoso de conter, mas as fortes chuvas da tempestade Kay provavelmente aliviarão parte do risco na noite de sexta-feira, de acordo com o meteorologista da CNN Derek Van Dam.

Enquanto isso, o Mosquito Fire, queimando nos condados de El Dorado e Placer, chamuscou mais de 2243,5772 hectares e foi 0% contido na noite de quinta-feira, de acordo com Cal Fire. Ordens de evacuação foram emitidas para partes do condado de Placer, e alguns moradores do condado de El Dorado foram avisados ​​para se prepararem para a possibilidade de evacuações, disseram autoridades.

O incêndio, que ameaça mais de 3.600 estruturas, demonstrou “comportamento e crescimento extremos do fogo” na quinta-feira e está queimando em “terreno extremamente difícil”, segundo Cal Fire.

“Ambos os incêndios ameaçam várias comunidades e infraestruturas críticas, forçando a evacuação de dezenas de milhares de moradores”, disse o gabinete do governador em comunicado.

Fonte: CNN


Postagem Anterior Próxima Postagem