Um assunto quente: Os alimentos picantes são saudáveis?

Foto: Canva.

Se você é daquelas pessoas que gostam de saborear uma comida apimentada, vai adorar ler este artigo. Estudiosos e pesquisas apontam que alimentos apimentados podem trazer diversos benefícios para o nosso organismo e para o nosso corpo. Porém, para isso, é preciso um consumo moderado para os manter saudáveis. Acompanhe a leitura e entenda mais sobre isso.

Principais alimentos apimentados que podem trazer benefícios

Muitas pessoas acabam preferindo evitar alimentos picantes por dois motivos: Primeiro porque não gostam do sabor e, em outros casos, porque acreditam que é preciso excluir esses alimentos de suas dietas para se manterem saudáveis. Porém com um consumo moderado, é possível se manter saudável comendo alimentos picantes.

Alguns exemplos desses alimentos são: Canela, o açafrão ou cúrcuma, o alho, o gengibre, cominhos e pimenta, páprica, pimentão e entre outros temperos apimentados que possuem nutrientes que podem te ajudar a se manter saudável comendo uma comida bem temperada.
Benefícios trazidos pelas comidas apimentadas

Confira algumas vantagens que comidas apimentadas apresentam para o ser humano.

Melhora a saúde do coração

Com o consumo de comidas picantes, o consumo de sal por diversas pessoas acaba diminuindo, evitando assim problemas cardiovasculares.

Aceleram o metabolismo

Alimentos como cominho, canela, açafrão, pimenta e pimentão podem contribuir para o aumento da taxa de repouso metabólico e diminuição do apetite. Podendo levar assim uma pessoa a perder peso de forma mais fácil. Porém, essa não é a única solução para aqueles que buscam perder bastante peso, para isso, é preciso junto ao consumo desses alimentos, manter uma dieta saudável e um estilo de vida ativo.

Combate doenças crônicas

As propriedades nutritivas existentes em alguns tipos de alimentos apimentados, podem ajudar na prevenção de contrair doenças crônicas como: Diabetes, hipertensão e colesterol alto.

Possuem uma ação antibacteriana

Pode-se afirmar que alimentos como o cominho e a cúrcuma possuem poderosas propriedades antioxidantes e antibacterianas sendo o seu consumo benéfico contra as bactérias nocivas para o organismo.

Previne processo inflamatório

A maioria das comidas feitas com curcumina, alho e gengibre possuem propriedades anti-inflamatórias que previnem doenças autoimunes, quadros de enxaqueca e náuseas.

Previnem o aparecimento de câncer

Após diversos estudos, foi demonstrado que a capsaicina, a substância responsável por dar o sabor quente e picante desses alimentos, possui propriedades anticancerígenas retardando e destruindo as células danificadas existentes no corpo. Lembre-se sempre de manter um consumo moderado desses alimentos.

Fonte: Agência Texty


Postagem Anterior Próxima Postagem