ELEITO! Renato Casagrande é reeleito governador do ES


Após uma disputa acirrada no primeiro e no segundo turno das eleições deste ano, o atual governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), derrotou o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) e foi reeleito para o cargo após a votação deste domingo (30).

Com a vitória nas urnas, Casagrande comandará o Executivo estadual pela terceira vez, exercendo o segundo mandato consecutivo. A posse do novo mandato será realizada em 01 de janeiro de 2023.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não totalizou a apuração, mas diante do percentual de urnas apuradas, Manato não tem mais possibilidade de ser eleito.

Entre as propostas de Casagrande para o próximo mandato estão a implementação do Complexo de Saúde do Norte do Estado, a criação de medidas para reduzir a violência contra minorias, a ampliação de programas de qualificação profissional, o fomento das inovações no ambiente escolar e a renovação da frota do sistema Transcol com ônibus elétricos, entre outros.

Quem é Renato Casagrande?

Nascido em Castelo, no Sul do Estado, Casagrande é formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, e em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.

Casado, pai de dois filhos e atual governador do Espírito Santo, Casagrande já atuava na esfera política antes de ocupar o Palácio Anchieta.

Durante sua vida pública, Casagrande já exerceu os cargos de senador, deputado federal, vice-governador e deputado estadual. Também já foi secretário de Estado da Agricultura, secretário de Meio Ambiente no município da Serra e de Desenvolvimento Rural, em Castelo.

Além da atual gestão, Casagrande já foi governador do Estado de 2011 a 2015. De 2015 a 2018, o atual chefe do Executivo estadual foi presidente da Fundação João Mangabeira, dedicada a discutir e difundir o socialismo democrático (se opondo ao capitalismo).

Foto: Thiago Soares


Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem