Norte é a última região a ter votos apurados; entenda o motivo

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Assim como no segundo turno, a expectativa é de que a contabilização dos votos nas Regiões Norte e Nordeste do país demore mais para ser divulgada neste domingo (30).

De acordo coo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os resultados de localidades com maior dificuldade logística na transmissão chegam por último e precisam aguardar na fila de processamento.

No primeiro turno os primeiros votos divulgados vieram das regiões Sul e Sudeste. Em seguida, vieram os dados de parte do Centro-Oeste e, por último, do Nordeste e do Norte. Ainda segundo o TSE, essa situação se repete em todos os pleitos.

Como cada unidades federativa possui questões de logística de transmissão próprias, um grande volume de informação chega ao mesmo tempo, mas os que foram registrados primeiro são processados antes.

"Esses dados, ao chegarem ao Centro de Processamento de Dados (CPD) da Justiça Eleitoral, entram em uma estrutura semelhante à de uma 'fila de banco'", explica o secretário de Tecnologia da Informação da corte eleitoral, Julio Valente.

Valente explica que muitas vezes o mesário precisa se dirigir com a urna até um ponto de transmissão da Justiça Eleitoral ou utilizar um telefone via satélite em áreas remotas. Regiões mais carentes do Norte, Nordeste e de parte do Centro-Oeste são as mais afetadas.

Para que os votos entrem no sistema, a urna eletrônica tem que ser finalizada, o boletim de urna impresso e a mídia de resultado retirada para que os dados sejam transmitidos à Justiça Eleitoral.

"Como tudo chega ao TSE ao mesmo tempo e na mesma estrutura de dados, às vezes 30 segundos que se leve para conectar depois da votação já são suficientes para que tenham entrado mais de 50 mil boletins de urna na frente", enfatiza. O TSE recebe mais de 496 mil boletins de urna em cada turno das eleições
.
Resultado final do segundo turno deve sair mais rápido

Quando comparado ao primeiro turno, o resultado final do segundo turno deve sair mais rápido.

Os casos de grandes filas depois das 17h, quando, em tese, a votação é encerrada não deverá acontecer uma vez que os eleitores votam somente em governador e presidente. A expectativa do TSE é que o resultado final das eleições seja divulgado até as 21h30 deste domingo.

Fonte: R7


Postagem Anterior Próxima Postagem