Lula derrota Bolsonaro e é eleito presidente do Brasil


Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito o novo chefe do Executivo nacional. O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) derrotou o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), na votação do segundo turno realizada neste domingo (30).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não totalizou a apuração, mas com o percentual de urnas já apuradas, Bolsonaro não tem mais possibilidade de ser eleito.

Entre as propostas do candidato petista para o mandato que se inicia em janeiro de 2023 está a criação de uma nova legislação trabalhista, com objetivo de proteger os trabalhadores autônomos domésticos e quem atua em home office.

Além disso, Lula propõe revogar o teto de gastos e rever o atual regime fiscal brasileiro. Ele deve retomar investimentos em infraestrutura e em habitação, promover a reindustrialização em novas bases tecnológicas e ambientais, e dar fim ao preço de paridade internacional na Petrobras.

O vice-presidente da chapa eleita é Geraldo Alckmin (PSB). A posse do novo mandato será realizada em 01 de janeiro de 2023.

Quem é Lula?

Nascido em Caetés, no Pernambuco, Luiz Inácio Lula da Silva se mudou para São Paulo ainda criança, quando os pais buscavam melhores condições de trabalho. Se tornou metalúrgico e teve forte atuação nos movimentos sindicais.

Em 1986, foi eleito deputado federal por São Paulo. Quatro anos depois, concorreu pela primeira vez ao cargo de presidente. Lula disputou a vaga no Planalto novamente em 1994 e 1998, mas foi derrotado.

Somente na quarta vez disputando a Presidência, em 2002, Lula conseguiu se eleger. Ele foi reeleito em 2006. Nas duas eleições presidenciais seguintes, colaborou com a eleição de sua sucessora, Dilma Rousselff.

Lula foi preso e condenado por corrupção durante a Operação Lava Jato. A sentença do então juiz federal Sérgio Moro, no entanto, foi alunada no ano passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem