Jair Bolsonaro é o primeiro presidente do Brasil a não ser reeleito

Presidente Jair Bolsonaro não obteve sucesso ao tentar reeleição28/10/2022REUTERS/Ricardo Moraes

O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o primeiro ocupante do cargo a sair derrotado na tentativa de se reeleger à Presidência. O atual chefe do Executivo não conquistou a maioria dos votos válidos no segundo turno da disputa, realizado neste domingo (30). Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a vantagem da primeira etapa da disputa e saiu com a vitória.

Desde que a reeleição passou a valer, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), na eleição de 1998, todos presidentes que tentaram um segundo mandato foram bem sucedidos. A emenda da reeleição também permitiu a prefeitos e governadores concorrerem a um segundo mandato no cargo.

Bolsonaro não conseguiu superar a rejeição ao seu nome nas urnas. Durante seu governo, a economia brasileira sofreu com os impactos da pandemia de Covid, que provocou quase 700 mil mortes, e da entre guerra entre Rússia e Ucrânia, que contribuiu para elevar os preços de commodities, como combustíveis e alimentos. O mandato do presidente também foi marcado por críticas às instituições e ao sistema eleitoral.

Antes dele, FHC foi reeleito em 1998, Lula em 2006 e a ex-presidente Dilma em 2014. O então presidente Michel Temer (MDB) não tentou um segundo mandato em 2018.

FHC se tornou o primeiro a ser reeleito ao vencer a disputa à Presidência de 1998 ainda em primeiro turno, com 53,06% dos votos válidos. À época, Lula ficou na segunda colocação, com 31,71%. Quando conquistou a Presidência pela primeira vez, em 1994, FHC também foi eleito no primeiro turno.

Em 2006, foi a vez de Lula se reeleger. O petista derrotou o então adversário Geraldo Alckmin (à época, no PSDB). A vitória ocorreu no segundo turno, por 60,83% dos votos válidos a 39,17%. Neste domingo, Alckmin foi eleito vice-presidente na chapa de Lula.

A então presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita em 2014, após vencer Aécio Neves (PSDB), em um pleito acirrado.

A candidata Marina Silva (à época no PSB) chegou a empatar com Dilma nas pesquisas de intenção de voto a menos de dois meses do pleito. No entanto, a ex-ministra do meio-ambiente perdeu força, e o segundo turno foi decidido entre a petista e Aécio.

Dilma venceu por 51,64% a 48,36% no primeiro turno. A então presidente sofreu impeachment em 2016 e não concluiu seu segundo mandato.

Temer não tentou reeleição

Michel Temer assumiu a Presidência em 2016, após o impeachment de Dilma. O emedebista, no entanto, não se candidatou à reeleição em 2018. O candidato apoiado por Temer naquela eleição, Henrique Meirelles (à época no MDB), ficou na sétima posição do pleito, com 1,20% dos votos válidos.

Bolsonaro não liderou pesquisas

Bolsonaro foi ainda o primeiro candidato à reeleição ao Planalto que não chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto durante a campanha e pré-campanha.

Antes da pré-campanha, ainda em 2021, o presidente chegou a liderar o levantamento XP/Ipespe de março. A projeção indicava que Bolsonaro tinha 27% das intenções de voto, e Lula, 25%. Foi a primeira sondagem após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) restabelecer os direitos políticos do petista.

No mês seguinte, no entanto, o ex-presidente ultrapassou o atual presidente e, desde então, ambos permanecem nas respectivas posições na série histórica do Ipespe.

Durante todo 2022, Datafolha, Atlas, Ipec, Ipespe e Quaest não projetaram em nenhuma rodada Bolsonaro à frente de Lula.

Fonte: CNN


Postagem Anterior Próxima Postagem