Zelensky, Biden, Sunak, Scholz, Macron: líderes internacionais cumprimentam Lula por vitória


Logo após a confirmação da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial na noite deste domingo (30), líderes e personalidades internacionais repercutiram o resultado. Veja abaixo:

Joe Biden, presidente dos EUA

"Parabenizo Luiz Inácio Lula da Silva por ser escolhido para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres justas e com credibilidade. Espero que trabalhemos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos meses e anos futuros", disse o líder americano num comunicado.

Comunicado de Joe Biden parabenizando Lula — Foto: Casa Branca

Em sua conta no Twitter, Biden publicou o mesmo texto.


Volodymyr Zelensky

O presidente ucraniano publicou uma mensagem em português parabenizando Lula.

Parabéns a @LulaOficial com vitória nas eleições presidenciais no Brasil. Confio numa colaboração ativa com amigo da Ucrânia de longa data e no reforço da parceria estratégica 🇺🇦-🇧🇷 para assegurar democracia, paz, segurança e prosperidade na Ucrânia, no Brasil e no mundo inteiro!


Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido

"Parabéns ao Lula pela vitória na eleição do Brasil. Espero trabalhar junto nos temas importantes para o Reino Unido e o Brasil, desde o crescimento da economia global até a proteção dos recursos naturais e promoção dos valores democráticos", escreveu Sunak no Twitter.


Mais cedo, o governo britânico se manifestou por meio de sua representante no Brasil, a encarregada de negócios da embaixada, Melanie Hopkins:

"Neste dia tão importante para a democracia brasileira, reconhecemos o importante papel das instituições, em especial o TSE, na condução do processo eleitoral com celeridade, transparência e eficiência. Parabenizo @LulaOficial pela confirmação de sua vitória como o próximo Presidente do Brasil. O novo Presidente e o povo do Brasil podem contar com o Reino Unido neste novo capítulo."

"Celebramos este ano os 200 anos de parceria entre Reino Unido e Brasil, uma amizade que beneficia os dois povos. Queremos contribuir ainda mais em áreas como sustentabilidade, direitos humanos, inovação e desenvolvimento econômico. Contem com o nosso apoio! Seguimos juntos!", disse.

Alberto Fernández, presidente da Argentina

"Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos", disse o líder do país vizinho no Twitter.


Vladimir Putin, presidente da Rússia

"Confio que por meio de nossos esforços conjuntos garantiremos um desenvolvimento maior da cooperação construtiva entre Rússia e Brasil em todos os âmbitos", afirmou o presidente em nota.

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal

"O Presidente da República felicita o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela eleição como Presidente da República Federativa do Brasil, com a certeza de que o mandato, que vai iniciar em janeiro próximo, corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados", disse, em comunicado.

Olaf Scholz

O chanceler alemão também publicou uma mensagem em português.

Parabéns a @LulaOficial por sua eleição! Aguardo com expectativa uma cooperação estreita e confiável com o 🇧🇷 - em particular nas questões de comércio e de proteção climática.


Emmanuel Macron, presidente da França

"Parabéns, caro @Lulaoficial, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países", disse o líder francês no Twitter.


Pedro Sánchez, premiê da Espanha

"Parabéns, Lula, pela sua vitória nestas eleições em que o Brasil decidiu apostar no progresso e na esperança. Vamos trabalhar juntos pela justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas. Seu sucesso vai ser do povo brasileiro", postou o chefe de governo da Espanha no Twitter.


Embaixada da China no Brasil

No Twitter, a embaixada da China afirmou que tomou conhecimento dos resultados das eleições. "Expressamos as nossas mais calorosas congratulações ao Sr. Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e ao Sr. Vice-Presidente eleito Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho", afirmou a embaixada.


Josep Borrell, representante da União Europeia para assuntos internacionais

"Os cidadãos brasileiros foram às urnas para eleger seu novo presidente em uma eleição pacífica e bem organizada. Parabéns @LulaOficial na sua eleição! Estou ansioso para trabalharmos juntos e avançar as relações UE-Brasil com seu governo e com as novas autoridades do Congresso e do Estado" disse o representante da União Europeia para assuntos internacionais.

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá

"O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com @LulaOficial, fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!", postou em sua conta no Twitter.

Gabriel Boric, presidente do Chile

O presidente do Chile postou no Twitter apenas "Lula. Alegria!"


Gustavo Petro, presidente da Colômbia

O líder colombiano publicou apenas "Viva Lula" no Twitter.

Guillermo Lasso, presidente do Equador

Lasso é um político de direita, mas parabenizou Lula e disse que seguirão fortalecendo a amizade e a cooperação entre os países.


Andrés Manuel López Obrador, presidente do México

"Ganhou Lula, bendito povo do Brasil. Haverá igualdade e humanismo", comentou o líder mexicano.


Nicolás Maduro, presidente da Venezuela

"Comemoramos a vitória do povo brasileiro, que neste 30 de outubro, elegeu Lula como seu novo presidente. Viva os povos determinados a serem livres, soberanos e independentes! Hoje, no Brasil, a democracia triunfou. Parabéns, Lula! Um grande abraço!", postou no Twitter o mandatário venezuelano.


Luis Arce, presidente da Bolívia

"Parabéns irmão Lula, eleito presidente do Brasil! Sua vitória fortalece a democracia e a integração latino-americana. Temos certeza de que você conduzirá o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social", escreveu o líder do país vizinho.


Pedro Castillo, presidente do Peru

"O Peru parabeniza o presidente eleito do Brasil, o camarada @LulaOficial, trabalhador, sindicalista, lutador. Sua vitória é essencial para fortalecer a unidade da América Latina e a justiça social da Pátria Grande", publicou o presidente peruano no Twitter.


Luis Almagro, secretário-geral da OEA


Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai

"Saudamos o presidente eleito do Brasil @LulaOficial. Confiamos em trabalhar por um Mercosul moderno e aberto ao mundo. Da mesma forma, esperamos continuar e melhorar as excelentes relações bilaterais", escreveu o líder do país vizinho.


Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba

"Te abraçamos irmão Presidente Lula", disse o presidente cubano.


Alemanha

O país europeu parabenizou Lula oficialmente por meio de seu embaixador em Brasília, Heiko Thoms:


Alexandria Ocasio-Cortez, congressista na Câmara dos Representantes dos EUA


Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA

Vice-presidente de Bill Clinton, Al Gore afirmou que o resultado das eleições marcam um momento de mudança para o futuro do Brasil e demonstra o poder da democracia para que haja progresso no planeta.


Francia Marques, vice-presidente da Colômbia


A vice-presidente da Colômbia, ex-empregada doméstica publicou uma foto dela com Lula.






Postagem Anterior Próxima Postagem