Candidato do PSDB vence eleição suplementar e é eleito prefeito de Ibitirama, ES


Eleições suplementares acontecem após o prefeito Paulo Lemos Barbosa perder o mandato

Ailton Vein (PSDB) foi eleito prefeito de ibitirama, ES, em eleição suplementar neste domingo (27) — Foto: Divulgação

Ailton da Costa Silva, cadastrado nas urnas como Ailton Vein (PSDB), foi eleito prefeito de Ibitirama, na Região do Caparaó no Espírito Santo, em eleição suplementar realizada neste domingo (27), com 3.178 votos, o que corresponde a 58,31% dos votos válidos.

O outro candidato, Reginaldo Simão de Souza (PSB) recebeu 2.272 (41,69%) dos votos.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 5.665 eleitoras e eleitores compareceram a votação. O número corresponde a 81,34% do total.

Foram registrados 93 votos brancos e 122 nulos. A abstenção no município foi de 1.300 votos (18,66%) do total de 6.965 eleitores.

Ao todo, mais de 155 pessoas, entre elas, mesárias, mesários, auxiliares de eleição, administradoras e administradores de prédio, terceirizadas, terceirizados, servidoras e servidores da Zona, dos Núcleos de Apoio Técnico e de unidades do TRE-ES, além da Polícia Federal, Militar e Civil, atuaram no processo eleitoral.

Eleição suplementar após perda de mandato de prefeito

A eleição suplementar para escolha dos novos prefeito e vice-prefeito da cidade foi realizada entre 8h e 17h. A votação aconteceu após o prefeito Paulo Lemos Barbosa perder o mandato. Em abril deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, manter o indeferimento do registro de candidatura da chapa de Paulo Lemos nas eleições de 2020. Com a decisão, os votos foram anulados.

De acordo com o TSE, Barbosa teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em decorrência de irregularidades em convênio firmado entre a União e a prefeitura. No caso, o TCU concluiu que houve superfaturamento em licitação para aquisição de um veículo para ser transformado em unidade móvel de saúde.

Desde a decisão, quem assumiu interinamente a prefeitura foi o presidente da Câmara do município, Ailton da Costa Silva - Ailton Vein nas urnas - do PSDB.

Fonte: G1 ES


Postagem Anterior Próxima Postagem