Cearense em situação de rua ganha trato no visual e banho de loja: 'Sou jovem e outra pessoa'

Cabeleireiro viu homem catando lixo no Bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, e o convenceu a receber uma mudança na aparência.

Morador de rua Lucas ficou surpreso com o próprio rosto após cortar os cabelos e fazer a barba. — Foto: Gleison Sousa/Arquivo Pessoal

Uma pessoa em situação de rua passou por uma repaginada no visual em Fortaleza, a convite de um empresário; o resultado chamou atenção até mesmo de Lucas, que recebeu uma "rejuvenescida" no visual. Lucas, de 23 anos, mora nas ruas de Fortaleza, sobrevivendo de ajuda, e eu um passo na transformação com ajuda do cabeleireiro Gleison Sousa.

Ao g1, o cabeleireiro contou sobre o dia em que viu Lucas catando lixo no Bairro Cristo Redentor e como o convenceu ir até a sua barbearia.

"Não foi a primeira vez [que fiz a mudança no visual de uma pessoa], mas foi a primeira que resolvi divulgar nas redes. Tinha saído para fazer outra missão e me deparei com ele. E eu já tinha oferecido ajuda como banho e tudo mais, corte de cabelo e uma barba. Tive vontade de convidar ele sem compromisso e aconteceu isso aí", explica.

O cabeleireiro afirmou que Lucas ficou com medo e desconfiado. No entanto, durante a ida ao salão, conversou com ele para deixá-lo mais relaxado. "Quando eu o abordei, ele ficou com medo. Pensava que eu ia fazer mal a ele ou levá-lo para uma clínica. Ele aceitou e veio cortar o cabelo. Fiz umas perguntas. Quanto anos ele tinha, nome dele, quanto tempo ele estava na rua, outros assuntos."

Ao fim do processo de transformação, Lucas se olhou no espelho e ficou surpreso. "Meu Deus! Amigo eu sou novo, sou outra pessoa agora", comentou.

Ele ganhou um alisamento para tirar o ondulado do cabelo, limpeza e corte de cabelo e barba. Também ao shopping, onde recebeu de presente roupas novas e alimento.

Corte grátis às segundas

Após a repercussão positiva nas redes sociais, o empresário recebeu parabéns pela atitude e sugestões para continuar o atendimento gratuito a moradores de rua. Ele afirma que fará corte de cabelo e barba gratuito para pessoas em situação de rua às segundas-feiras.

"As portas da barbearia sempre ficam abertas para pessoas assim, mas depois da repercussão vou fazer mais vezes. Agora todo mundo quer ajudar e pedem para eu continuar com a ideia", relata, sorridente.

Apesar da boa ação, Gleison Sousa afirma que Lucas continua com uma vida sofrida, nas ruas e dependendo de achar comida ou receber de outras pessoas.

"A parte triste é que não consegui tirar ele da rua. Fiz tudo isso e ele voltou para rua. Tentei levar ele para casa dele ou família e não conseguimos. Ele pediu para deixá-lo na rua. Isso para mim foi doloroso."

Fonte: G1

Postagem Anterior Próxima Postagem