Cidades do Sul de Minas usam até escavadeira em ruas cobertas de gelo após chuva de granizo

Carros atolados no gelo após granizo em Cabo Verde (MG) – Foto: Redes sociais

O forte temporal de granizo que caiu nesta terça-feira (8) no Sul de Minas deixou estragos em pelo menos 19 cidades da região. Durante a madrugada desta quarta-feira teve mais chuva. O trabalho agora será de limpeza e de contabilizar os prejuízos.

A chuva desta terça-feira foi registrada por moradores em Alfenas, Itaú de Minas, Alterosa, Passos, Campos Gerais, Cássia, Carrancas, Coqueiral, Poço Fundo, Aiuruoca, Juruaia, São Pedro da União, Campestre, Cabo Verde, Bom Jesus da Penha, Muzambinho, Monte Belo, Santa Rita do Sapucaí e Soledade de Minas.

Cidades atingidas por chuva de granizo começam trabalho de limpeza após ruas ficarem encobertas de gelo – Foto: Marcos Corrêa

Campos Gerais, Poço fundo, Alterosa e Cabo Verde foram as cidades mais atingidas. Além da área urbana, muitas lavouras também foram atingidas.

Desabrigados e aulas suspensas em Campos Gerais

Em Campos Gerais, a chuva de granizo causou estragos, como queda de energia, veículos danificados, quedas de árvores e telhados quebrados. Famílias ficaram desabrigadas, mas ainda não foi divulgado levantamento de quantas pessoas foram afetadas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva danificou mais de 60 casas na cidade, além de postos de saúde e escolas municipais. Diversos pontos da cidade ficaram sem água e luz.

Chuva de granizo causa estragos em Campos Gerais (MG) – Foto: Reprodução/EPTV

Por conta dos estragos, as aulas foram canceladas em todas as instituições da rede municipal de Campos Gerais, com exceção do distrito de Córrego do Ouro. A prefeitura informou que a administração, juntamente com a Defesa Civil, estará verificando as condições das unidades escolares, bem como estrutura física e patrimônios que foram danificados.

Ainda segundo a prefeitura, as pessoas que ficaram desabrigadas poderão alojar-se na Escola Estadual Monsenhor Teófilo Saes. A prefeitura também informou que doações para as famílias que estão passando por necessidades podem ser levadas até a prefeitura ou no alojamento.

A prefeitura fez um alerta para a população nas redes sociais, que novas tempestades podem ocorrer na cidade nesta quarta-feira.

Estragos em outras cidades

Em Poço Fundo, a prefeitura cancelou as aulas na Escola Municipal Carlito Ferreira e na creche municipal. Os telhados dessas unidades ficaram danificados. Um almoxarifado da prefeitura e prédios públicos tiveram problemas.

Carro atolado no gelo após granizo em Cabo Verde (MG) – Foto: Reprodução/EPTV

O prefeito da cidade informou nas redes sociais que vai encaminhar ao estado o pedido de decreto de situação de emergência e também vai elaborar um decreto municipal.

O granizo também deixou ruas de Itaú de Minas cobertas de gelo durante a chuva desta terça-feira. A Polícia Militar não precisou ser acionada para nenhum tipo de ocorrência durante a chuva. Não houve danos graves no município.

Em Cabo Verde, as ruas ficaram tomadas de gelo e foi preciso até uma escavadeira para tirar todo o gelo. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Reginaldo Roberto, a chuva não durou nem meia hora, mas deixou estragos. O telhado do banheiro do sindicato cedeu e inundou a sala, mas ninguém foi atingido.

Carro atolado no gelo após granizo em Cabo Verde (MG) – Foto: Redes sociais

Segundo o prefeito, Cláudio Antônio Palma, todos os bairros tiveram estragos, e as escolas estão disponíveis pare receber os moradores que tiverem que dormir fora de casa. Ainda não foi feito um balanço de quantas pessoas ficaram desabrigadas.

Muzambinho também foi atingida pela forte chuva de granizo. Moradores registraram ruas cobertas de gelo e locais danificados. Os estragos nas cidades ainda são contabilizados.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem