Covid-19: número de casos dobra em dois dias no ES


Uma nova onda da covid-19 vem se desenhando em países da Europa, nos Estados Unidos, China e até no Brasil nas últimas semanas. No Espírito Santo, o número de casos dobrou nos últimos dois dias, quando comparado às semanas anteriores, segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

"Nós tínhamos uma situação muito tranquila até três semanas atrás, quando começamos a perceber, nas duas últimas semanas, um aumento no número de casos de covid, de notificações e também de casos confirmados. Nessa semana, isso se manteve nos dois últimos dias com o aumento muito significativo, praticamente dobrando o número de casos notificados em relação aos dias anteriores".

Reblin afirma ainda que a secretaria de Estado da Saúde registrou, inclusive, uma demanda maior de pessoas em busca dos serviços de saúde, o que levou ao crescimento das internações hospitalares. Porém, não há uma tendência dos casos positivos resultarem igualmente em internações

Sesa orienta que população atualize o esquema vacinal

O imunizante Coronavac, autorizado no Brasil para crianças de 3 e 4 anos de idade está em falta no Brasil, de acordo com o subsecretário. A expectativa é a de que o Ministério da Saúde receba novas doses até a semana que vem e em seguida começa a distribuição para os estados.

Já para bebês de seis meses a dois anos completos, a vacina autorizada pela Anvisa deve chegar ainda amanhã ao Espírito Santo. Reblin afirmou que as doses serão distribuídas sem seguida para que esse grupo comece a ser imunizado.

Com relação ao esquema vacinal, na população em geral, idosos e adultos, por exemplo, ele é composto por 4 doses: duas básicas e duas de reforço.

Para as crianças de 5 a 11 anos são aplicadas duas doses da Pfizer/Biontech pediátrica, com um intervalo de 21 dias entre elas. Para as de 3 e 4 anos também são duas doses, porém da Coronavac.

Adolescentes de 12 a 17 anos recebem duas doses básicas e uma de reforço (três doses no total).

"Naquelas pessoas que são chamadas de imunossuprimidas, por que tomam alguma medicação, que fazem um tratamento continuado, que tem doenças que causam uma diminuição da imunidade, elas têm uma dose de reforço adicional. Então, crianças a partir de 6 meses até a idade mais avançada todos têm acesso a vacina no Brasil de agora em diante", diz o subsecretário.

Haverá 5ª dose no Brasil? Entenda

Com relação a 5ª dose, Reblin diz que o ideal é que já tivesse um esquema vacinal em andamento para fazer um novo reforço, principalmente agora, em que se desenha uma nova onda.

"A vacina precisa vim de maneira regular, periódico, especialmente para grupos de maior risco. É uma vacina que precisa ser atualizada com as variantes que circulam entre nós e a expectativa é que o Ministério da Saúde possa anunciar isso o mais rapidamente".

Saiba quais cuidados tomar diante da nova onda da covid-19

Médicos e autoridades da área de saúde são unânimes ao indicar a atualização do esquema vacinal, principalmente, por causa da nova onda da doença que parece se aproximar.

1. Atualize a vacina;

2. Em caso de sintomas gripais, faça o teste;

3. Uso de máscaras: o equipamento de proteção individual somente é obrigatório no Estado nos estabelecimentos de saúde, porém é recomendado o uso para pessoas mais vulneráveis.

"Os idosos, as pessoas que tê alguma doença de base, quem tem a imunidade diminuída, quando for frequentar um ambiente mais coletivo, com mais pessoas, ou no próprio trabalho, nós fazemos a sugestão de que a pessoas possa usar a máscara, explica o subsecretário.

Ao frequentar ambiente fechados e aglomerados, a Sesa também sugere a adoção de máscaras.

Festas de fim de ano

Com relação às festas de fim de ano, como Natal, Ano Novo, além das confraternizações típicas da época, a Sesa ainda não tem nenhuma orientação específica.

De acordo com Luiz Carlos Reblin, tudo dependerá de como a onda irá se desenvolver para verificar a real necessidade de se adotar alguma medida de adicional.

"Nesse momento, não há nenhuma orientação ao convívio que a gente vem mantendo até então", finaliza.
Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem