Meningite bacteriana causa morte de criança em Rio Bananal

O óbito foi confirmado pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen), na sexta-feira (11)

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Rio Bananal, no Norte do Espírito Santo, confirmou a morte de uma menina de 9 anos causada por meningite bacteriana pelo Haemophilus Influenzae. O óbito foi confirmado pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen), na sexta-feira (11).

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) publicou uma nota nas redes sociais, prestando alguns esclarecimentos sobre o assunto. A criança já chegou sem vida a um hospital da cidade e teve o corpo encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), em Vitória.

A Vigilância Epidemiológica Municipal foi notificada da confirmação do caso e com a equipe da Saúde da Família entrou em contato com familiares da vítima, tomando todas as medidas necessárias.

A equipe de Saúde da Família- PSF e imunização se reuniram com os pais dos estudantes da sala do aluno para conversar e passar orientações sobre a doença, realizando os procedimentos necessários conforme protocolo e explicando que o fato de conviverem no mesmo ambiente não significa necessariamente que houve contaminação, que, no caso desse tipo de meningite, se dá apenas via contato direto e íntimo com o doente.

Meningite bacteriana

A meningite causada pela bactéria Haemophilus Influenzae geralmente tem um início súbito com febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos e rigidez de nuca.

A Haemophilus Influenzae coloniza o aparelho respiratório. A transmissão se dá pelo contato com pessoas infectadas com a bactéria, mesmo que estes não apresentem manifestações clínicas. Os germes passam de pessoa a pessoa através das secreções da mucosa nasal.

Se permanecerem no nariz e na garganta, provavelmente a pessoa não ficará doente. Algumas vezes, os germes localizam-se nos pulmões ou na corrente sanguínea e, então, essa bactéria pode causar problemas graves como a meningite e o óbito.

A vacinação é a única forma de se prevenir contra a doença e sua eficácia é de 95% a 100% após a aplicação do esquema completo de imunização. As crianças devem tomar a vacina contra Hib (Haemophilus Influenzae tipo b que está inserida na vacina conjugada pentavalente) de acordo com o calendário vacinal: aos dois, quatro e seis meses de vida. Crianças com mais de cinco anos geralmente não precisam ser vacinadas contra Hib.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem