Dia Nacional do Riso: especialista explica benefícios da risada para o corpo e a mente


Data é celebrada neste domingo (6). Alivio do estresse, diminuição da ansiedade e da depressão, além do fortalecimento do sistema imunológico, são alguns efeitos do sorriso.

Projeto Só Ria já retratou mais de 300 sorrisos — Foto: @projetosoria/divulgacao

Neste domingo (6), é comemorado o Dia Nacional do Riso. A expressão facial involuntária que, geralmente é resultado de estímulos externos ou internos, pode trazer diversos benefícios, garantem os especialistas. Por meio de uma boa risada é possível:
  • Aliviar o estresse
  • Diminuir a ansiedade
  • Melhorar a depressão
  • Fortalecer o sistema imunológico e o organismo
Bruna Capozzi, psicóloga do Instituto Meraki de saúde mental, de Brasília, explica que o riso pode ser usado como tratamento complementar para pessoas que estão internadas há muito tempo, além de auxiliar em casos de depressão.

"A chamada de 'terapia do riso', tem como objetivo promover o bem-estar físico e emocional", diz a psicóloga.

Robin Williams como o médico Patch Adams em filme de 1998 — Foto: Divulgação/Universal Pictures

A técnica ganhou visibilidade na década de 1960, por meio do médico Hunter Doherty Adams. O americano, que serviu de inspiração para o filme "Patch Adams – O amor é contagioso", de1998, estrelado pelo ator Robin Williams, mostrou que a felicidade, em conjunto com o tratamento humanizado, é decisiva na recuperação de pacientes hospitalizados.

Bruna Capozzi explica que a técnica privilegia exercícios lúdicos que estimulam o riso e pode ser realizada em sessões individuais ou coletivas. A psicóloga lembra que o trabalho não substitui os tratamentos convencionais, com acompanhamento médico e psicológico, mas se soma a eles.

Quais os benefícios do riso?

Médicos e psicólogos dizem que a prática da terapia do riso ajuda a reduzir a pressão arterial. Quando damos risada, há a liberação dos chamados hormônios da felicidade: serotonina, dopamina, adrenalina e endorfina.

''Quando a gente gargalha, os vasos sanguíneos de abrem e temos mais sangue circulando. Isso resulta em uma oxigenação melhor dos tecidos e de todo o organismo'', diz Bruna Capossi.

Dentre os benefícios do riso, a psicóloga destaca:
  • Proteção contra infartos e doenças coronárias
  • Melhor oxigenação
  • Auxílio no tratamento da distimia (conhecida como depressão de longa duração)
  • Auxílio no tratamento da ansiedade

Fonte: G1 


Postagem Anterior Próxima Postagem