Fotógrafa vence câncer e dá ensaios gratuitos para elevar autoestima de pacientes

Por meio da fotografia, Ednéia consegue elevar a autoestima de mulheres que estão ou estiveram em tratamento de câncer. Fotos: @historiasmarcadas

A fotógrafa Ednéia Guimarães venceu o câncer de mama e hoje retribui a gratidão pela vida ajudando outras mulheres que passaram pelo que ela passou.

Para elevar a autoestima de pacientes oncológicas nesse momento tão delicado, em que muitas perdem o cabelo e sofrem até mesmo a mastectomia, ela faz ensaios fotográficos gratuitos. Ednéia criou o seu projeto Histórias Marcadas em Pouso Alegre (MG). Algumas das mulheres são convidadas pela própria fotógrafa, já outras, pedem essa força para que possam se sentir mais vivas.

“São fotos mais “ousadas” para justamente mostrar o empoderamento, a autoestima. É muito gratificante ver a autoestima delas se elevarem já ali nas sessões fotográficas. O tratamento oncológico tem um impacto muito grande na autoestima principalmente das mulheres”, disse a fotógrafa.

Luta contra o câncer

Para Ednéia, que já trabalhava com fotos, se ver careca e passando por tantas batalhas físicas, sentir-se bem era a última coisa que conseguia fazer.

Fotógrafa desde 2015, ela recebeu o diagnóstico em 2016, quando tinha 34 anos. Mesmo tendo notado um nódulo no seio durante um autoexame, o diagnóstico correto demorou alguns meses para chegar.

O tratamento contou com sessões de quimioterapia e cinco anos tomando medicação oral. Em janeiro de 2022 ela teve alta e agora faz apenas acompanhamento anual.

“Era um tipo de câncer bem agressivo. Fiz mastectomia dupla, uma das mamas foi por precaução. Com alguns dias após a cirurgia e a reconstrução, na mama onde tive o tumor deu rejeição da prótese. Tive que ficar um ano com um seio apenas, pois primeiro tive que iniciar o tratamento quimioterápico, quando veio a queda dos cabelos e a baixa autoestima também”, relembrou.

O projeto

Foi justamente esta época do tratamento oncológico que a inspirou na criar do projeto “Histórias Marcadas”. Por meio da fotografia, ela tem conseguido elevar a autoestima de mulheres que estão, ou estiveram em tratamento de câncer.

“Com o projeto, além de ajudar as mulheres que já estão no processo de tratamento, consigo motivar quem está recebendo o diagnóstico agora”, lembrou.

A gente adora pessoas que usam as ferramentas que possuem para ajudar outras pessoas. É indo isso!

Confira mais fotos do projeto da Ednéia Guimarães:

Para Ednéia, que já trabalhava com fotos, se ver careca e passando por tantas batalhas físicas, sentir-se bem era a última coisa que conseguia fazer. Foto: @historiasmarcadas
Ela tira fotos de pacientes para elevar a autoestima delas – Fotos: @historiasmarcadas

“São fotos mais “ousadas” para mostrar o empoderamento de mulheres com câncer- Fotos: @historiasmarcadas

Fonte: Só Notícia Boa / Awebic


Postagem Anterior Próxima Postagem