INSS paga novo benefício de R$ 1.212 na próxima quinta


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), libera a partir da próxima quinta-feira (24) o pagamento das aposentadorias e pensões referentes à folha de pagamento de novembro.

Os primeiros a receber são os segurados que recebem um salário mínimo (R$ 1.212), onde os pagamentos se iniciam no dia 24 de dezembro e vão até o dia 7 de dezembro.

Já os segurados que ganham valores superiores a um salário mínimo, mesmo que poucos reais vão receber o benefício a partir do dia 1º de dezembro, todavia o cronograma também se encerrará no dia 7 de dezembro.

Segundo dados do INSS, atualmente mais de 36 milhões de pessoas em todo país possuem direito a benefícios previdenciários, onde 60% destes beneficiários recebem um salário mínimo.

Por lei, nenhum benefício previdenciário pode ser pago aos segurados, valor inferior a um salário mínimo, seja auxílio-doença, pensão por morte ou aposentadoria.

Pagamentos do INSS

O cronograma de pagamentos do INSS é estabelecido com base no valor do benefício a ser pago ao segurado, assim como o número do cartão do benefício.

Dessa maneira, agrupam-se os beneficiários conforme o último número antes do dígito verificador (número após o traço). Exemplo, o número 123.456.789-0, neste caso o cronograma será o de número 9 (último número antes do traço).

A partir desta informação, basta localizar na tabela a data de pagamento conforme o número do cartão do benefício.

Para segurados que ganham um salário mínimo
Benefício final 1: 24 de novembro;
Benefício final 2: 25 de novembro;
Benefício final 3: 28 de novembro;
Benefício final 4: 29 de novembro;
Benefício final 5: 30 de novembro;
Benefício final 6: 01 de dezembro;
Benefício final 7: 02 de dezembro;
Benefício final 8: 05 de dezembro;
Benefício final 9: 06 de dezembro;
Benefício final 0: 07 de dezembro.

Para segurados que ganham acima de um salárioBenefício final 1 e 6: 01 de dezembro;
Benefício final 3 e 8: 05 de dezembro;
Benefício final 4 e 9: 06 de dezembro;
Benefício final 5 e 0: 07 de dezembro.
Benefício final 2 e 7: 02 de dezembro.

Quem define a tabela de pagamento do INSS?

O calendário de pagamento dos benefícios dos aposentados e pensionistas são divulgados todo início do ano, onde contem as datas de pagamentos de todos os 12 meses do ano.

Ao final de todos os anos o próprio INSS é quem disponibiliza a tabela de consulta de pagamentos. Vale lembrar que no mesmo cronograma recebem os segurados que recebem qualquer benefício previdenciário, além de claro os beneficiários do BPC.

Fonte: Jornal Contábil


Postagem Anterior Próxima Postagem