Muita chuva no centro-norte e ar seco no centro-sul do país


Grandes áreas de instabilidade espalham nuvens carregadas sobre parte do Norte, do Centro-Oeste, do Nordeste e Sudeste do Brasil, associadas a uma frente fria que está próxima ao litoral do Espírito Santo e do Rio De Janeiro. Esta junção representa a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um sistema meteorológico provedor de muita chuva e que ocorre nos meses de primavera e verão sobre o Brasil. Esta é a primeira ZCAS da primavera de 2022.

ZCAS atua no centro-norte do Brasil e massa de ar seco deixa o centro-sul com poucas nuvens

Uma massa de ar seco de origem polar influencia a Região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, avançando também sobre o Triângulo Mineiro, Sul de Goiás e de Mato Grosso. A presença do ar seco deixa o tempo firme, com pouca chance de chuva.

Região Sul

O ar seco predomina sobre o Sul do Brasil, deixando o tempo firme, com predomínio de sol e poucas nuvens em quase toda a região. Não há previsão de chuva. A tarde é quente em todo o Sul do Brasil. Temperaturas de 32°C a 34°C devem ser observadas em muitas áreas.

Quarta-feira com sol e calor à tarde também nas capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba

Região Sudeste

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul provocam muitas nuvens e chuva sobre o centro, norte e leste de Minas Gerais,no Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro. Estas áreas têm alto risco de chuva forte e volumosa no decorrer do dia. O dia fica chuvoso especialmente na Zona da Mata Mineira, na Região Serrana Fluminense, no Norte e Noroeste do Rio de Janeiro e no centro-sul capixaba. Risco de chuva forte nas capitais Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro.

O sol predomina no estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro. O Vale do Paraíba e Sul de Minas têm sol e pancadas de chuva a partir da tarde. O centro-sul fluminense tem muitas nuvens e chuva a qualquer hora.

Região Centro-Oeste

Uma massa de ar seco predomina em Mato Grosso do Sul, no Sul de Goiás e de Mato Grosso. O sol fica forte o dia todo nestas regiões, faz muito calor, a umidade do ar fica baixa e não chove.

O restante da Região fica dentro das áreas de estabilidade da ZCAS e passam o dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios. Há risco de chuva forte.


Região Nordeste



Áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul provocam muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes por quase toda a Bahia, no centro-sul do Piauí e do Maranhão. Há risco de chuva forte e volumosa no decorrer do dia.

A faixa litorânea entre Salvador e João Pessoa tem sol e chuva rápida. Apenas o litoral de Pernambuco fica em atenção para chuva moderada. O sertão da Bahia e o restante do Nordeste passam o dia com muito sol e sem chuva.

Região Norte

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul atuam sobre quase toda a Região Norte provocando muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes. Há risco de chuva forte e volumosa em quase todo o Norte.

Em Roraima e no extremo norte do Amapá, as pancadas de chuva são rápidas. As outras áreas do Amapá e o norte do Pará passam o dia com sol e sem chuva.

Alertas meteorológicos para 16/11/2022 - quarta-feira

Atenção para chuva forte nas capitais Vitória, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Manaus.

Alerta especial: perigo de chuva volumosa e temporais na região do Vale do Rio Doce (MG) e no Espírito Santo, exceto no norte capixaba.

Atenção: possibilidade de geada ao amanhecer na serra catarinense

Alerta para risco de granizo no norte de Mato Grosso.

Alerta para temporais no norte do estado do Rio de Janeiro, no norte do Espírito Santo, no Vale do Rio Doce, no Vale do Jequitinhonha, no Noroeste de Minas Gerais, no nordeste de Goiás, no nordeste de Mato Grosso, no oeste e sul da Bahia, no Tocantins (exceto no norte do estado), no sul do Pará, no norte de Rondônia, no Acre e no centro, oeste e sul do Amazonas.

Atenção para chuva moderada forte, com raios e ventos por vezes fortes na Mantiqueira e no Vale do Paraíba, em São Paulo, na serra e no centro-sul do estado do Rio de Janeiro, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, na Grande Belo horizonte e no centro-oeste mineiro, no Distrito Federal, em Goiás (exceto no sul e no nordeste do estado) no centro-norte leste de Mato Grosso, em Rondônia (exceto no norte do estado), no leste e nordeste do Amazonas, no centro- oeste e leste do Pará, no norte do Tocantins, no sul do Maranhão e do Piauí, no noroeste e litoral sul da Bahia

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 11% e 20% no oeste do Rio Grande do Sul, no Norte/noroeste de Mato Grosso do Sul

Atenção para o ar seco, com níveis de umidade entre 21 e 30%, no centro, oeste e norte de São Paulo, no interior da Região Sul, no sul de Goiás, sul de Mato Grosso, no centro, sul, leste e oeste de Mato Grosso do Sul e no Triângulo Mineiro.

Fonte: Climatempo

 

Postagem Anterior Próxima Postagem