Ovelhas andam em círculos há 10 dias; o que explica fenômeno?


Entenda quais são as possíveis explicações para o comportamento estranho dos animais andando em círculos na Mongólia Interior

Círculos das ovelhas já duram doze dias e assustaram fazendeiros da regiãoFoto: Rudy and Peter Skitterians / Pixabay

Ovelhas tendem a andar em bandos e seguirem umas às outras. Mas um vídeo que mostra centenas delas andando em círculos na Mongólia Interior, região autônoma ao norte da China, tem causado estranhamento nas redes sociais. Qual seria a razão desse comportamento?

O jornal estatal chinês People’s Daily compartilhou na quarta-feira (16) o estranho vídeo das ovelhas andando em círculos “quase perfeitos”. Na ocasião, elas já andavam por mais de dez dias. Fazendeiros da região em que as imagens foram feitas já haviam relatado preocupação e estavam assustados com o comportamento dos animais. Veja:

Desde a publicação diversas teorias surgiram na internet. Alguns comentaram que se tratava de uma “espiral da morte”, como as formigas fazem. No caso dos insetos, elas acabam morrendo por exaustão. Cegas, elas seguem outras formigas por meio dos feromônios que umas vão deixando para as outras, o que cria o círculo mortal.

Outra teoria foi a de que as ovelhas estariam sofrendo de listeriose, doença causada por bactérias do solo que podem infectar um lado do cérebro delas. Isso resultaria em uma inclinação para o lado que teria sido atingido. Porém, em surtos dessa doença, apenas uma porcentagem das ovelhas é afetada, chegando a morrer depois de alguns dias.

“Assim que olhei para isso, pensei: ‘eu nunca vi ovelhas agirem assim’”, disse a especialista em pecuária da Universidade da Nova Inglaterra em Armidale, Austrália, Emma Doyle, à Australian Broadcasting Corporation (ABC).
Animais presos podem ter esse comportamento, diz cientista

O cientista agrícola da Universidade Hartpury, na Inglaterra, Matt Bell, não acredita que toda essa história seja uma farsa — ou seja, algo montado ou conduzido. Ao Newsweek, ele afirmou que as ovelhas podem ficar frustradas e começar a andar em círculos depois de muito tempo confinadas em um curral.

Esse sintoma é comum em animais selvagens mantidos em cativeiro, principalmente grandes felinos, e é conhecido como zoocose. A ideia é que essa frustração possa levar a um comportamento repetitivo, e daí, uma vez que um dos animais faça isso, a prática pode passar, como uma espécie de contágio, aos outros do grupo.

O proprietário das ovelhas, de acordo com o UK Metro, afirmou que notou mais e mais animais se juntando ao círculo de animais com o passar dos dias, o que encaixa com a teoria de Bell. Porém, nenhum outro curral de ovelhas da propriedade estava agindo dessa forma.

Fonte: Terra Notícias


Postagem Anterior Próxima Postagem