Para evitar câncer de próstata, conselho de médicos são hábitos saudáveis

Nesta quinta-feira é celebrado o Dia Mundial de Combate ao câncer de próstata


A previsão do Inca (Instituto Nacional do Câncer) é de 1.240 pessoas sejam diagnosticadas com o câncer de próstata neste ano em Mato Grosso do Sul, o mais incidente entre homens atrás do câncer de pele não-melanoma. Para além dos exames médicos, importantes para identificar qualquer alteração precocemente, existem hábitos saudáveis que podem auxiliar na prevenção do câncer.

É o que ressalta o médico urologista da Santa Casa de Campo Grande, Guilherme Salati Stangarlin. "Os hábitos de vida que podem ajudar o paciente é ter uma alimentação com menos gordura animal e hábitos saudáveis, que podem evitar a obesidade, como atividade física regular", relatou.

Esta quinta-feira, 17 de novembro, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A data originou as ações do Novembro Azul ao redor do mundo e teve início em 2003, na Austrália, para chamar a atenção dos homens em relação a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Devem ficar mais atentos à doença os homens que estão entre o grupo de risco, sendo os que possuem histórico familiar da doença, de raça negra e com obesidade. É recomendado que homens a partir de 45 anos comecem a realizar os exames de prevenção, mas para os hábitos saudáveis não há data certa para iniciar.

"Essas orientações é uma coisa para vida toda, desde pequeno. Porque o excesso e a falta de atividade física, ocasionando o aumento do peso, não só ocasiona o risco de câncer de próstata, como aumenta o risco de outras doenças. Então, não tem uma idade específica para começar a prevenção. Na verdade, esses hábitos saudáveis devem ser praticados desde a infância", apontou Salati Stangarlin.

Evitar alimentos de origem animal, como a carne, por exemplo, é consenso entre o urologista e o médico oncologista Fabrício Colavino Silva.

"Ter um estilo de vida saudável, baseado em uma alimentação rica em fibras, com pouca gordura animal e manter a atividade física regular, pelo menos 5 vezes por semana, 30 minutinhos por dia. Isso é o suficiente para ter um estilo de vida saudável baseado nos estudos científicos que mostraram seu benefício", disse.

A nutricionista Fabiana de Carvalho disse que existem métodos alternativos que podem auxiliar na prevenção, como o consumo apenas de alimentos orgânicos, principalmente frutas, verduras e legumes.

Além de alimentos ricos em licopeno (como goiaba, melancia, mamão, cenouras cozidas e pimentões vermelhos cozidos) e alimentos antioxidantes (temperos naturais, muito verde nas saladas e sucos).

"Resumindo, uma alimentação equilibrada na individualidade será excelente para a prevenção. Porque a alimentação adequada vai proporcionar harmonia metabólica e silenciar genes que poderão se manifestar para causar doenças", enfatizou.

A bebida alcoólica em excesso e drogas ilícitas também são prejudiciais, por causarem alterações em vias importantes para o bom desenvolvimento metabólico e imunológico.

Dados - A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou, que até dia 15 de setembro, foram 58 novos casos de câncer de próstata confirmados na Capital e 49 óbitos. Dos novos diagnósticos, apenas 30 iniciaram o tratamento. Em 2021, foram 105 novos diagnósticos da doença e 81 óbitos em decorrência do câncer de próstata.

"Os óbitos não são necessariamente de pessoas com diagnóstico naquele ano, e que estão incluídas neste grupo pessoas que já realizavam o tratamento da doença ou que não buscaram pelo acompanhamento", alegou a secretaria.

Apesar do diagnóstico assustar, a chance de cura é de 90% se tratado no início da doença. Os exames mais utilizados para o diagnóstico são o PSA (Antígeno prostático específico), que é o de sangue, e o toque retal, no qual o médico avalia o tamanho da próstata, que pode ficar maior e mais dura quando ocorre alguma inflamação. Este exame é muito rápido e causa apenas um leve desconforto. Também existe a ultrassonografia, feita para avaliar o tamanho desta glândula e identificar alterações na sua estrutura.

Exames gratuitos - Hospital do Câncer de Campo Grande está realizando exames de sangue gratuitos em homens de 50 a 75 anos durante todo mês de novembro.

São distribuídas 100 senhas por dia, a partir das 5h, por ordem de chegada. Os resultados poderão ser retirados após 15 dias úteis. Casos suspeitos serão investigados e, se necessário, encaminhados para tratamento.

Interessados devem comparecer ao hospital em jejum de 4 horas e não podem ter tido relações sexuais por 72h, nem praticado atividades de montaria, como andar de bicicleta, de moto e a cavalo.
Fonte: Campo Grande News

Postagem Anterior Próxima Postagem