Pela 1ª vez, polvos são vistos jogando objetos, inclusive uns nos outros; VÍDEO

Painel A — Polvo (esquerda) projeta lodo e algas na água; B – um polvo (à direita) é atingido por uma nuvem de lodo arremessada na água pelo outro polvo Godfrey-Smith et al.

Ao filmarem polvos da espécie Octopus tetricus a 17 metros de profundidade nas águas da Austrália, pesquisadores ficaram surpresos ao flagrarem, pela primeira vez, um comportamento raro nesses moluscos: eles arremessavam detritos como lodo e conchas, chegando a atingir até mesmo outros membros da espécie.

A atitude, que os experts acreditam ser proposital, foi descrita na revista PLOS ONE nesta quarta-feira (9). O flagra foi realizado em um grupo de cerca de 10 polvos, na baía oceânica Jervis Bay, em 2015 e 2016, usando câmeras de vídeo subaquáticas.

A equipe de cientistas, liderada por Peter Godfrey-Smith, da Universidade de Sydney, analisou 24 horas de filmagens durante vários dias, identificando que no período os polvos jogaram detritos 102 vezes. Cerca de 50% dos arremessos ocorreu durante ou próximo ao momento das interações com outros polvos (como apalpadas com o tentáculo e tentativas de acasalamento).

Os animais coletavam o material e o liberavam usando o jato de água de seus sifões — estruturas tubulares que ejetam líquido. Os polvos — fossem eles machos ou fêmeas — tinham que mover o sifão para uma posição incomum, o que indica que o comportamento era intencional.

Além disso, aproximadamente 17% dos arremessos atingiram outros polvos, sendo que mais da metade das jogadas de todos os objetos (66%) foram feitas por fêmeas. Aqueles animais do grupo atingidos pelo lodo ou conchas muitas vezes alteravam seu comportamento abaixando ou levantando os tentáculos na direção do lançador.

Os seres de cor escura e mais uniforme tendiam a arremessar com mais força e eram mais propensos a acertar outro polvo. Isso corrobora teorias que associam os polvos com coloração menos clara à agressividade, dado que esses moluscos podem mudar sua cor de pele.

Embora seja difícil saber a verdadeira intenção deles ao arremessar detritos, os pesquisadores acreditam que seus comportamentos são sinais de que, pelo menos em alguns contextos sociais, os polvos são capazes de tais atitudes direcionadas a outros indivíduos.

Os especialistas não viram nenhum dos animais “devolver” um ataque de volta, nem observaram um acerto iniciando diretamente uma luta. Eles admitem que os efeitos gerais dos arremessos eram difíceis de avaliar e a pesquisa foi prejudicada pelo número limitado de acertos.

Mesmo que nenhuma intenção de acertar outros polvos esteja por trás das jogadas, ainda assim os autores supõem que isso tenha efeitos nas interações entre os indivíduos. “Os polvos podem, assim, ser definitivamente adicionados à pequena lista de animais que arremessam ou impulsionam objetos, e provisoriamente adicionados à lista mais curta daqueles que dirigem seus arremessos sobre outros animais”, concluíram.

Veja abaixo vídeo que mostra polvos jogando lodo e conchas em torno de si e uns nos outros:


Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem