Pesquisa mostra que terapia hormonal para menopausa ainda é a mais eficaz


A pesquisa da WHI, considerada pela especialista Isabel Cristina Esposito Sorpreso a mais completa até o momento, mostrou que não houve aumento de mortalidade por câncer e doenças cardiovasculares

Os sintomas da menopausa surgem em mais de 60% das mulheres – Foto: Visual Hunt

A menopausa é uma etapa da vida fisiológica das mulheres e, dependendo do caso, exige tratamento dos sintomas causados, como os fogachos (calores), as alterações no sono e no humor.

“[A terapia hormonal] É a primeira linha para o tratamento dos sintomas menopausais, os sintomas vasomotores que atrapalham a atividade de vida diária das mulheres”, comenta a professora Isabel Cristina Esposito Sorpreso, do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP.

O estudo The Women’s Health Initiative (WHI), publicado em 2017, durou cerca de 18 anos e analisou a relação do uso da terapia hormonal e a mortalidade, sobretudo por câncer e doenças cardiovasculares.

Tratamento

“Os sintomas da menopausa surgem em mais de 60% das mulheres”, diz a professora. Com isso, a terapia hormonal, sendo a primeira opção para o tratamento dos sintomas da menopausa, exceto quando há contraindicação, é muito importante.

O tratamento pode começar até quatro anos antes da menopausa, caso os sintomas apareçam, mas Isabel ressalta a importância de analisar todas as variáveis: “Cada caso sempre deve ser individualizado, sempre temos que pesar os antecedentes pessoais e familiares e também o comportamento dessa mulher: se ela é tabagista, se ela tem alguma outra comorbidade. Então, tudo isso influencia na prescrição da terapia hormonal.”

De forma geral, antes dos 60 anos e nos primeiros 10 anos da menopausa, é uma faixa etária oportuna para o tratamento.

Estudo

A pesquisa da WHI, considerada pela especialista a mais completa até o momento, mostrou que não houve aumento de mortalidade por câncer e doenças cardiovasculares. A posição da Sociedade Norte-Americana de 2022 atualiza as colocações da organização feitas em 2017. Nela, a terapia hormonal continua como o tratamento mais eficaz. Isabel pontua alguns fatores importantes sobre o assunto: “A gente tem que lembrar algumas coisas específicas: primeiro, a faixa etária é fundamental, essas janelas de oportunidade para utilizar a terapia hormonal são fundamentais. A via de administração da terapia hormonal também é uma coisa importante. Hoje em dia, nós temos outras medicações, com outras dosagens e outras vias de administração, para que nós possamos sempre administrar o melhor para as nossas pacientes”.

Fonte: Jornal da USP


Postagem Anterior Próxima Postagem